Como conservar as botas para o próximo inverno

12:51 Simone Bello 0 Comentários

A primavera é época de abrir os armários e trocar os sapatos fechados e quentes por opções mais leves. As botas que fizeram sucesso no inverno retornam ao guarda-roupa esperando pela próxima estação, mas para que elas estejam intactas no ano seguinte são necessários alguns cuidados.

O modo de armazenagem e alguns critérios de limpeza são imprescindíveis para manter os calçados com aspecto conservado e original por mais tempo, segundo a Consultora de Moda da Rede de Lojas Omar Calçados, Andrea Holzkamp “para acompanhar as novas tendências não basta somente substituir os pares de sapatos por outros novos. Muitas vezes as botas do inverno passado continuam na moda no próximo ano”.

Antes de guardá-las a limpeza é essencial, visto estão constantemente expostas a poeira do ambiente externo e ao suor dos pés.

O solado é área de principal acumulação de resíduos e pode ser limpo com um pano molhado ou, se necessário, uma escova de cerdas grossas. O restante do calçado pode ser limpo com pano limpo e seco.

Alguns materiais como sintéticos, verniz e couro podem apresentar manchas em sua superfície, “nesses casos o processo de limpeza pode ser feito por meio de um pano úmido e completamente limpo”, diz Andrea.

Ainda segundo ela produtos de limpeza não devem ser utilizados, pois se corre o risco de causar mais danos ao material. Em superfícies de camurça as manchas podem ser removidas através de escovas de cerdas duras. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe podem trazer bons resultados como também negativos, “é preciso saber utilizar esses produtos visto que podem criar espaços na camurça ou modificar sua cor”, revela a consultora.

Fonte: Comunicare

Você também pode gostar de:

0 comentários: