Higiene e alimentação adequada são fundamentais para a saúde bucal

Os dentes possuem funções importantes para o organismo, como a mastigação e a fala, e também podem contribuir – ou não – para a estética do rosto. “Um sorriso bonito é aquele que tem dentes bem cuidados, alinhados e saudáveis. Muito mais do que uma questão de beleza, eles estão ligados a saúde do corpo.

A mastigação incorreta, por exemplo, pode levar a obesidade já que a pessoa come rápido demais e não tritura bem os alimentos”, aponta Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.

O ortodontista ressalta que a higiene é imprescindível para evitar problemas bucais como as cáries, inflamações nas gengivas, placa bacteriana, tártaro, mau hálito e sensibilidade dentária.

Outro fator que também desempenha um importante papel na saúde buca é a alimentação. Segundo o médico nutrólogo Maximo Asinelli, da Asinelli Clínicas, alguns alimentos podem acelerar a destruição dos dentes e aumentar a quantidade de bactérias na região.

“É o caso dos refrigerantes, doces e alimentos ricos em açúcares e hidratos de carbono – substâncias que juntas formam ácidos que atacam os dentes. Alimentos moles e adesivos também são prejudiciais, pois tendem a ficar entre os dentes e em suas fissuras, acumulando placa bacteriana”, explica.

Em compensação, alimentos fibrosos e mais duros – como frutas e vegetais – limpam os dentes e a gengiva durante a mastigação. Fazer uma dieta equilibrada, composta por todos os grupos alimentares, fornece as vitaminas e nutrientes necessários para fortalecer os dentes e tecidos da boca e deixá-los mais resistentes as infecções. “O cálcio é vital para a saúde dos ossos e, consequentemente, dos dentes e da arcada dentária, deixando-os mais sólidos e fortes. Por isso é recomendado o consumo de peixe, leite e seus derivados”, destaca Asinelli.

Serviço:
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários