Distúrbios do sono elevam risco de hipertensão

Após um dia exaustivo, nada melhor do que uma boa noite de sono para recuperar as energias. Quando o corpo não consegue descansar durante a noite ou mal chega ao estágio do sono profundo é hora de procurar um especialista.

“O sono é imprescindível para a saúde de todas as pessoas, não importa a idade. O ronco é o primeiro sinal que indica a presença de distúrbios do sono. Apesar de ser considerado normal por muitos indivíduos, o ronco é o sintoma mais conhecido e evidenciador das doenças do sono”, destaca Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista facial da Köhler Ortofacial.

Os distúrbios do sono aumentam o risco do surgimento de várias doenças, como a obesidade, problemas cardiovasculares, dificuldades de concentração e fadiga crônica. Sem contar que no caso da apnéia obstrutiva do sono, distúrbio caracterizado pela interrupção da respiração durante o sono, ocorre uma redução na oxigenação do cérebro.

Sudorese excessiva durante a noite, dores de cabeça pela manhã, redução da libido, problemas de memória e sonolência diurna também são causados pela apnéia. A fragmentação do sono impede a sua progressão para as fases mais profundas, que garantem o descanso e o desenvolvimento do corpo.

“A respiração cessa por alguns segundos e a cada hora de sono ocorrem pelo menos cinco episódios de apnéia. Em algumas situações a entrada do ar não é interrompida completamente, mas seu fluxo é reduzido de 30% a 50%. É o que chamamos de hipopnéia”, esclarece.

Serviço:
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: drgersonkohler@gmail.com
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários