Número de doadores de sangue em Curitiba está 40% abaixo do ideal

Na primeira semana após o Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registra queda de 40% no número de doadores de sangue. Este baixo índice é preocupante, mesmo para esta época do ano, quando grande parte da população está retornando das férias profissionais, escolares ou do feriado festivo.

No final da tarde da segunda-feira, dia 27, o número de doadores não chegava a 60 - para que os estoques dos hemobancos de Curitiba estejam no nível ideal, são necessárias 150 doações por dia.

Com o objetivo de contribuir com a reversão deste cenário, calouros da FAE Centro Universitário vão promover, no próximo sábado (3 de março), uma ação de conscientização da importância da doação de sangue.

O evento faz parte do Trote Solidário desenvolvido pela instituição de ensino e conta com o apoio do Hemepar e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Na ocasião, os estudantes serão distribuídos em dois grupos: os jovens que se enquadram no perfil de doador seguirão com ônibus fornecido pela PMPR até o Hemepar.

O outro grupo participará da campanha de conscientização distribuindo panfletos com informações sobre como e onde é possível doar sangue. A ação será realizada na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua 24 de Maio, a partir das 9h.

Fonte: Central Press

Comentários