Consórcio de imóveis precisa constar na declaração do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, termina no dia 30 de abril. Seguem algumas instruções elaboradas pelo contador Ney Macarini, da Ademilar Consórcio de Imóveis, para ajudar os consorciados, contemplados ou não, a declararem a modalidade no IR.

- Não contemplados
A declaração deve ser feita na ficha Bens e Direitos, código 95. Informar os dados do consórcio na coluna Discriminação. No histórico, na coluna Ano de 2011, não esquecer de informar o total pago no ano, somando a esta quantia o saldo de 2010 para 2011, se for o caso. Na coluna Ano de 2010, repetir o valor já declarado no exercício de 2011.
- Contemplados
Consorciados contemplados, mas que ainda não utilizaram o crédito, também declaram na ficha Bens e Direitos. É importante detalhar a contemplação na coluna Discriminação (informações sobre o grupo, quando entrou e foi contemplado, quanto gastou em prestações).

Os clientes contemplados e com alienação do imóvel já realizada devem informar na coluna Dívidas e Ônus Reais o total do saldo devedor, com base no extrato fornecido pela administradora.

Também informar no código 95, na coluna Ano de 2010, o valor constante na Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2011, ano-calendário de 2010 (deixar em branco a coluna de 2011). É ainda necessário discriminar em Bens e Direitos os dados do imóvel adquirido (valor, endereço, número de matrícula). Não precisa preencher a coluna do Ano de 2010.

Já tendo o imóvel ou não, na coluna Ano de 2011, o consorciado deve informar o valor declarado no Ano de 2010, no código 95, acrescido dos valores pagos em 2011, inclusive a quantia dada em lance, se for o caso.

Fonte: Time Comunicações

Comentários