Fibromialgia e problemas nas ATMs atingem mais as mulheres

As articulações temporomandibulares (ATMs) são mecanismos de conexão da mandíbula com o crânio e estão localizadas ao lado dos ouvidos, na região das têmporas. As estruturas da ATMs estão sujeitas a danos causados por anomalias dentofaciais e hábitos inadequados, como o apertamento de dentes.

Também condições gerais corporais, de ordem sistêmica podem influir nas patologias das ATMs.“Os primeiros sinais de que uma desordem está se instalando na articulação são dores e estalos ao movimentar a boca”, explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, profissional da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

A disfuncionalidade temporomandibular (DTM) - também chamada de disfuncionalidade craniofacial (DCF) - indica que as ATMs estão funcionando de maneira incorreta. A anormalidade pode estar presente nas funções e até na morfologia e posturação destas articulações.

O distúrbio surge progressivamente e deforma as estruturas ósseas. “Alguns dos sintomas são limitação da abertura da boca, mandíbula travada, fadiga dos músculos mastigatórios, desvios para os lados, zumbido no ouvido, dores locais e de cabeça, principalmente na área das têmporas. A disfuncionalidade articular provoca o desgaste dos ossos e das cartilagens”, afirma.

Juarez Köhler, outro especialista em ortodontia e ortopedia facial do corpo clínico da Köhler Ortofacial, ressalta que as ATMs são as articulações mais complexas do organismo. Elas atuam na mastigação, fala e deglutição e têm a capacidade de realizar movimentos para frente, para trás, para os lados e verticalmente.

Serviço:
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários