LÍDERES PRECISAM SE CONHECER MELHOR, APONTA PESQUISA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL

A primeira característica que deve marcar um líder, de acordo com as mais modernas teorias da Administração, é o Autoconhecimento. Para liderar uma equipe, um gestor precisa conhecer a si mesmo, já que tem que ser exemplo para o grupo.

Pois isso é justamente o que mais está faltando entre os executivos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral com 1200 empresários em todo o país.

A pesquisa considerou os principais traços que devem marcar os líderes, baseada em conceitos de dois autores da área, Daniel Goleman e Richard Boyatzis.

Foram apontadas 18 competências básicas, desde a necessidade de boa comunicação até a capacidade de orientar a equipe para a capacitação. O objetivo, além de conhecer o perfil dos líderes empresariais brasileiros, foi descobrir os pontos que mais necessitam atenção para o desenvolvimento das lideranças.

Os pontos mais importantes que os líderes brasileiros precisam desenvolver, segundo a pesquisa, são o autoconhecimento, o desenvolvimento da equipe (capacidade de formar seus sucessores), a comunicação e o equilíbrio emocional, especialmente diante de situações de pressão e estresse.

A professora de Liderança e Gestão de Pessoas Marta Campello, da FDC, afirma que a pesquisa aponta caminhos importantes para o desenvolvimento dos líderes nas empresas.

A Fundação Dom Cabral é considerada a melhor escola de negócios da América Latina, segundo o ranking de educação executiva da AmericaEconomia, e a quinta melhor do mundo, de acordo como ranking do jornal inglês Financial Times. A instituição também mantém parcerias com renomadas instituições de ensino de diversas partes do mundo.

Fonte: AW COMUNICAÇÃO

Comentários