Erasto Gaertner celebra o Dia do Combate a Infecção Hospitalar

O Dia do Combate a Infecção Hospitalar, em 15 de maio, é lembrado pelo Hospital Erasto Gaertner pela importância das funções exercidas no trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Todo hospital com mais de 200 leitos ou a fração desse número deve constituir uma CCIH, em conformidade com o Ministério da Saúde. Para a redução máxima da incidência e da gravidade dessas infecções, a CCIH do Erasto Gaertner realiza visitas multiprofissionais nas UTIs e pediatria e uma busca ativa e passiva em todo os setores.

Rodrigo Luis Alves e Meri Daiane de Paula, enfermeiros, apontam outros fatores fundamentais, como a análise de indicadores, a produção de planos e planejamentos para prevenção de infecção e a notificação compulsória, encaminhada à Secretaria de Saúde de Curitiba. Os membros que fazem parte da equipe CCIH são médico, enfermeiro de preferência com formação epidemiológica, farmacêutico e assistente administrativo.

Segundo a médica infectologista, Carla Martins, todo hospital tem seu Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), exigido pela Secretaria da Saúde. “As atividades do CCIH são pautadas em implementar políticas institucionais, programas e ações que visem a prevenção e o combate à infecção hospitalar". A Instituição segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).Serviço:Hospital Erasto Gaertner


http://www.erastogaertner.com.br/

Fonte: Pg 1

Comentários