Expoente realiza Feira de Trocas

Sabe aquele livro que você já leu ou comprou por impulso e que está juntando pó na sua estante? Ou aquele celular que para você está obsoleto e guardado em alguma gaveta e que para alguém pode ser útil? Produtos como esses, assim como roupas, CDs, discos de vinil, roupas, peças de decoração e até mesmo produtos de maior parte como skate e bicicletas podem ser trocados ou vendidos na Feira de Trocas, promovida pelo Colégio Expoente, nas unidades Água Verde e Boa Vista, no próximo dia 19 (sábado), das 10 às 15h. A inscrição é aberta à comunidade e é gratuita, podendo ser realizada até o dia 17 de maio.

Surgidas no Canadá nos anos 1980, essas feiras se baseiam em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.

Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Expoente, Fabiane dos Santos Stadler, a Feira de Trocas vai despertar nos alunos a prática do Consumo Consciente. Para ela, o ato de trocar um produto por outro, ou de comprar ou vender um produto usado em bom estado, é muito mais do que economizar. “Hoje em dia crianças e adolescentes são levadas ao consumismo desde os primeiros anos de vida e isso fica enraizado para sempre. Eles têm uma ideia de que o que é velho não é bom e que você só é feliz com o que é novo”, diz. Segundo ela, a Feira de Trocas vai despertar nos alunos o sentido de coletividade com outras famílias, colegas e a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Expoente - Brisa Teixeira

Comentários