Mutirão da Cidadania

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo promovem neste sábado (05), em São José dos Pinhais e em Paranaguá, mais uma edição da Ação Global, o grande mutirão da cidadania, que reúne voluntários de empresas, entidades e instituições de diferentes setores para prestar à população serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde, cultura e lazer. Somados os dois eventos, serão mais de 700 voluntários.

A Ação Global acontece das 9h às 17h. São esperadas 28 mil pessoas e a previsão é prestar mais de 90 mil atendimentos nas duas cidades. Tanto em Paranaguá como em São José dos Pinhais haverá recreação e lazer para as crianças, além de programação cultural e atração artística durante todo o dia.

Iniciativa de âmbito nacional, realizada em cidades de todos os Estados, no mesmo dia, a Ação Global começou em 1995 e, de lá para cá, beneficiou cerca de 16,8 milhões de pessoas no Brasil e prestou mais de 27,3 milhões de atendimentos. Neste ano, o tema é "Eu faço Ação Global o ano inteiro".

Em São José dos Pinhais a Ação Global será na Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), localizada na Avenida Rui Barbosa, 5881, bairro Afonso Pena. A previsão é que 25.000 pessoas participem e que sejam prestados 75.000 atendimentos.

Um dos destaques da Ação Global em São José dos Pinhais é o casamento coletivo, totalmente gratuito para os casais. A população terá, também, acesso a serviços de cidadania, como emissão da primeira via da carteira de identidade e da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Além disso, será encaminhada a segunda via da carteira de identidade e do CPF. A pessoa que fizer o cadastro destes documentos na

Ação Global fica isenta da taxa de inscrição. Haverá, também, orientação sobre FGTS/PIS e habitação.

O INSS irá participar e prestará diversos serviços, como orientação sobre benefícios, requerimento de auxilio doença, salário maternidade, requerimento de pensão por morte, inscrição na Previdência Social e emissão de GPS - Guia da Previdência social (NIT). Para todos esses serviços é preciso que os cidadãos levam os seguintes documentos: NIT, CPF, Carteira de Trabalho e da Carteira de Identidade.

Será ofertado corte de cabelo gratuito.

Na área da saúde, a população vai contar com avaliação da saúde bucal, avaliação corporal, aferição de pressão, dosagem de glicemia, e orientações sobre medicina preventiva. O público poderá participar também de orientação psicopedagógica, oficinas educativas, e conhecer os cursos de curta duração ofertados pelo Senai.

Em Paranaguá a Ação Global será nas dependências da Capitania dos Portos, na rua Benjamim Constant, 707 - Costeira. São esperadas 3.000 pessoas e a previsão é prestar 15.000 atendimentos.

Os cidadãos poderão obter informações e orientação sobre cadastro único, sobre carteira de trabalho e sobre FGTS/PIS e habitação. Haverá corte de cabelo gratuito.

Entre os serviços de saúde serão ofertados testes de acuidade visual, aferição de pressão arterial, vacina contra a gripe, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, AIDs e tuberculose.

Haverá ação de educação no trânsito, orientação sobre prevenção de acidentes domésticos, além de teatro de fantoche e oficina de recicláveis.

Sem contar a série de ações culturais, com apresentação de fandango, chorinho, hip-hop e capoeira, e muita opção de brincadeira para as crianças.

Fonte: Comunicação Fiep

Comentários