Exposição Fotográfic​a

10:13 Simone Bello 0 Comentários

A galeria Ponto de Fuga, espaço de exposições anexo ao Fidel bar, inaugura no dia 5 de junho a exposição “Museum Insights” do fotógrafo português Rodrigo Bettencourt Câmara. Rodrigo é mestrando em Multimeios pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e coleciona em seu currículo diversos cursos na área das artes visuais e da fotografia, além de ter participado de uma série de exposições, dentre as quais destacam-se “O Peso e a Ideia", “Nothing Left to Tell" e "By The Book" .

A sua primeira graduação, em Conservação e Restauro, levou-o a trabalhar desde 1989 em museus e desde então vem trabalhando com as galerias portuguesas. O mundo da arte contemporânea passou a fazer parte do universo imagético do seu trabalho como fotógrafo, servindo de ponto de partida para uma reflexão acerca da construção e desconstrução dos espaços expositivos. Segundo Rodrigo Câmara, Museum Insights revela o princípio da teatralidade inerente à montagem das exposições. O ambiente do backstage retratado pelo fotógrafo é um espaço de possibilidades, de decisões que ainda não foram tomadas, o ponto de partida. Dessa forma, “o espectador das imagens desta série está perante um meio ao qual não tem acesso, onde as decisões ainda estão em fase de avaliação e todas as hipóteses estão em aberto”, afirma Rodrigo.

A exposição de Rodrigo Câmara faz parte das iniciativas da Galeria Ponto de Fuga de iniciar os diálogos com a fotografia portuguesa contemporânea. “Nossa proposta não é apenas a de apresentar trabalhos consolidados, mas também de funcionar como um espaço de debates e diálogos sobre a produção cultural contemporânea”, afirma a curadora da galeria, Milena Costa. Dessa forma, Isadora Pitella, curadora da mostra afirma que “O trabalho do Rodrigo tem uma amplitude minimalista que é incrível e pede proximidade. Há uma falsa sensação de distância, que logo é revelada como um segredo que o artista nos conta - o que acontece por detrás dos museus. Conhecendo a Ponto de Fuga e seu intimismo, o casamento entre o trabalho dele e a galeria ficou claro”.

A exposição fica aberta para o público até o dia 7 de julho e pode ser visitada das 18 às 24horas de terça a sábado. A entrada é gratuita.

Serviço
Galeria Ponto de Fuga (anexa ao Fidel bar)
Rua Jaime Reis, 320.
Abertura da exposição: dia 5 de junho às 19h.
Período de exposição: 5 de junho até 7 de julho.
Funcionamento da galeria: de terça a sábado das 18h às 24h.

Fonte: Assessoria de Imprensa Galeria Ponto de Fuga

Você também pode gostar de:

0 comentários: