Palestra gratuita aborda cuidados com a pele de idosos

Cuidados com a pele do idoso" é o tema que será abordado na edição de maio do Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa do VITA Batel gratuito voltado para o público da terceira idade. A palestrante será Mirelle Garrido, enfermeira estomaterapeuta e Coordenadora da Comissão de Pele do Hospital VITA Curitiba.

Segundo Mirelle, a conversa vai abordar os cuidados que os idosos devem ter, as funções e o processo de envelhecimento da pele. Além disso, serão explicadas estratégias de prevenção de lesões, hidratação e exposição solar. "Basicamente são os mesmos cuidados que todas as pessoas devem tomar, mas os idosos têm que intensificar", explica.

Com o envelhecimento da pele o idoso tem a diminuição da lubrificação e defesa da pele, por isso é preciso alguns cuidados específicos. Por exemplo, o sabonete usado no banho deve ter Ph de neutro a ácido para diminuir o ressecamento e o ideal é que seja sem cor, transparente ou branco, já que o corante pode ser irritativo. Além disso, produtos com álcool na composição resseca a pele. "É essencial que o idoso hidrate a pele mais vezes ao dia, e dar preferência a cremes com ureia, que ajuda na absorção", alerta Mirelle.

Quanto ao filtro solar, a enfermeira explica que também deve ser aplicado mais de uma vez ao dia, o ideal é que tenha um fator de proteção acima de 30 e a frequencia de aplicação vai depender da quantidade de exposição. "O idoso não deve deixar de tomar sol, pois ele é necessário para a produção de vitamina D por parte da pele o que auxilia na absorção de cálcio pelo intestino", conclui.

Viver Mais VITA - O programa do Hospital VITA Batel, voltado ao público com mais de 60 anos, é realizado há cinco anos. Os encontros, que acontecem mensalmente, iniciam com um café da manhã, seguido de palestra e atividades físicas ou culturais. O Laboratório Frischmann Aisengart oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414.


Serviço:
Programa Viver Mais VITA - Melhor Idade
"Cuidados com a pele do idoso", com a enfermeira Mirelle Garrido
Data: sábado, 31 de maio, a partir das 8h30
Local: Espaço BeHappy - Rua Gutemberg, 137 - Batel - Curitiba - PR

Fonte: Central Press

Comentários