Curitiba recebe exposição sobre a língua castelhana

O Instituto Cervantes de Curitiba recebe, no dia 17 de junho, a Conferência e a Exposição Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana, que permitem o conhecimento de história, arquitetura, cultura e tradição da língua castelhana, desde a românica falada no Reino de Castilha até os dias de hoje. A mostra é formada por 36 registros iconográficos desenhados pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, como da Real Academia Espanhola e da Universidade de Alcalá. Os quadros têm formato A2, com desenhos em A3 em preto e branco.
 
Um dos edifícios mais emblemáticos desse itinerário, a Casa das Conchas, de Salamanca, considerada a cidade do saber, foi transposto para mosaico pela arquiteta brasileira Sandra Paro, além da figura mais representativa da literatura espanhola, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. O painel mede 1,30m x 1,60m. A Fundação Artístico Cultural Iberoamericana fornece o conteúdo artístico para essa exposição.
 
Promovida pela Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Instituto Cervantes, a exposição homenageia o aniversário de 300 anos de fundação da Real Academia Espanhola. Os desenhos iconográficos podem ser vistos também pela internet: http://youtu.be/TMbjvvZPsvs.
 
O diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusébio Cuesta, considera oportuno receber em suas instalações essa importante exposição: “Escolhemos a data da exposição em Curitiba para também homenagear a presença da seleção espanhola de futebol aqui. Dessa forma, educação, cultura e esporte são mostrados de maneira conjunta entre Espanha e Brasil”.
 
A arquiteta Sandra Paro, curadora da mostra, lembra que a exposição vem ao encontro dos propósitos do Ministério de Educação, Cultura e Esportes. “O Cervantes vai apresentar uma exposição com seu maior bem imaterial, que é o idioma espanhol, juntamente com a educação, já que haverá uma conferência e que a mostra é didática”, completa.
 
A mostra abre ao público no dia 17 de junho, com a presença dos arquitetos José Maria Plaza Escrivá e Sandra Paro. Eles darão uma palestra sobre a transformação da língua espanhola, explicando como os desenhos mostram a evolução até os dias de hoje.  A conferência começa às 19h30.
 
SERVIÇO
Conferência Itinerário Iconográfico da língua Castelhana
Dia 17 de junho, às 19h30.
Exposição Itinerário Iconográfico da Língua Castelhana
De 17 de junho a 17 de julho.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 12h30.
Instituto Cervantes de Curitiba (R. Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV, Curitiba (Condomínio A Fabrika).
Aberto ao público. Entrada franca.
Informações: www.facebook.com/InstitutoCervantesCuritiba ou (41) 3362 7320.
 
Fonte: F13 Comunicação

Comentários