Espetáculo de dança inspirado em Arthur Bispo do Rosário faz suas últimas apresentações neste fim de semana


Inspirado na vida e a obra do artista visual Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo de dança “A Loucura de Bispo” encerra sua temporada neste fim de semana na Sala Londrina do Memorial de Curitiba, com apresentações gratuitas no sábado, dia 21 de junho, às 16h e às 20h; e no domingo, dia 22, às 10h30 e às 13h. Montagem inédita da Cia. de Dança Heart Company, o espetáculo é dirigido pelo coreógrafo curitibano Octávio Nassur e a bailarina do Balé Teatro Guaira, Patrícia Machado, com cenografia assinada por Ricardo Garanhani e Light Design de Nádia Luciani.

Tendo as danças urbanas como base, o espetáculo traz para a cena o universo lúdico de um dos um dos mais prolixos artistas visuais brasileiros do século XX. No palco, seis dançarinos e um músico trazem à vida elementos muito particulares da criação e da vida de Bispo do Rosário, considerado louco por alguns e gênio para uma grande parcela de crítico e estudiosos das artes.

O Bispo
Internado em um hospício no Rio de Janeiro, Arthur Bispo do Rosário produziu um dos mais fantásticos conjuntos de obras visuais do país, ganhando notoriedade mundial depois de sua morte em 1989. Guiado por uma voz, tranca-se em um dos quartos da Colônia Juliano Moreira e, por sete anos, produz centenas de obras com materiais dispensados do manicômio. Valendo-se da palavra como elemento pulsante, manipulou signos e brincou com a construção e desconstrução de discursos para criar bordados, assemblages, estandartes, pinturas e objetos que seriam, posteriormente, consagrados como obras referenciais da arte contemporânea brasileira.


SERVIÇO
A Loucura de Bispo
De 5 a 22 de junho de 2014
Memorial de Curitiba – Sala Londrina (R. Dr. Claudino do Santos, 79 – São Francisco – Curitiba/PR)

Últimas apresentações:
21/06, sábado, às 16h e às 20h
22/06, domingo, às 10h30 e às 13h

Ingressos: Entrada franca

Fonte:Fato Comunicação Criativa

Comentários