Você sabe merecer?

Com o objetivo de compartilhar o seu conhecimento com as pessoas, João Alexandre Borba, coach e psicólogo, disponibiliza um vídeo por semana, tratando de assuntos que possuem o objetivo de fazer com que as pessoas se tornem melhores e se conheçam melhor.
No mais novo vídeo da série, denominada “Life Impact”, o especialista fala sobre um tema que considera recorrente em suas consultas – tanto como psicólogo ou como coach: a dificuldade que as pessoas têm em merecer.
“Você tem um grande objetivo na vida, mas sente que o merece? Acredite, a resposta não é tão óbvia quanto parece”, exalta o especialista. “Se alguém lhe oferece algo, você aceita de bom grado? Você acha que merece? Muitas pessoas sentem que incomodam o próximo e cortam essa capacidade de receber – e, dessa forma, impedem a elas mesmas de prosperar”, comenta Borba.
É comum que essas pessoas incapazes de receber doem-se demais. Elas oferecem ajuda aos outros, mesmo que isso impeça-as de seguir em frente com sua vida. “Essas pessoas têm tanta dificuldade em receber que doam-se o tempo todo, e, quando algo grandioso aparece na vida delas, elas travam, não acham que são merecedoras dessa vitória”, diz.
Também é muito comum pessoas que dão muito atraírem pessoas contrárias a elas, ou seja, aquelas que só querem receber. Dessa forma, as “doadoras” sentem-se sugadas pelos próximos, não se sentem queridas e nem cuidadas. “Para evitar esse sentimento, diga para as pessoas próximas que você quer prosperar, e não apenas financeiramente. Peça coisas a elas, não tenha receio. Você possui um talento, você é mais sensível. Sabe reconhecer quando alguém precisa de algo. Mas nem todos são assim. É preciso deixar claro o que você deseja dos outros”, ressalta Borba.
É preciso haver um equilíbrio: se você se doa demais, precisa aprender a pedir. Peça para ser escutado. Pessoas prósperas equilibram os sentimentos. Entenda que se você pode fazer algo pelo seu amigo ou companheiro, ele também pode e tem capacidade de fazer para você. Não o subestime – e nem pense que está o incomodando. “Você não é melhor do que ninguém. Deixe o orgulho interno de lado e entenda que se você consegue fazer algo, ele(a) também pode conseguir. Deixe que alguém faça algo por você, e não se sinta mal por isso”, opina.
Você se identifica com o que foi dito no texto? Aproveite essa semana para pensar em alguém que você gosta e, sem medo, peça ajuda. Coloque seus pedidos para o mundo externo. Seja transparente. Deixe que os outros saibam das suas necessidades. O merecimento faz com que você possa comemorar a sua vitória no final.
No vídeo você confere mais informações sobre o assunto. Vem ver! http://www.youtube.com/watch?v=kzCttyvCNIM&feature=youtu.be
Confira a série “Life Impact”, faça as tarefas sugeridas e até semana que vem!

Fonte: Toda Comunicação

Comentários