ParkShoppingBarigüi realiza o Campeonato Brasileiro de Footsack

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, Curitiba sedia o Campeonato Brasileiro de Footsack. O esporte idealizado na capital paranaense há oito anos, realiza pela primeira vez um campeonato em sua cidade natal; dessa vez com outro grande diferencial: dentro de um shopping, o ParkShoppingBarigüi.

“O Footsack tem se expandido por ser simples e barato”, afirma Marcos Juliano Ofenbock, criador do esporte e presidente da Federação Paranense de Footsack. Segundo ele, o esporte não exige um espaço físico amplo, é simples e de baixo custo. “Idealizar o campeonato brasileiro dentro do ParkShoppingBarigüi só virá a somar pois, além de realizá-lo nas normas técnicas do esporte, vamos mostrar aos curitibanos um esporte criado na cidade, com a possibilidade de ensinar para aqueles que estiverem no shopping como é fácil praticar”, avalia Ofenbock.
O Footsack foi desenvolvido a partir da fusão de regras e conceitos de modalidades já difundidas como o futevôlei e o tênis, e outras menos conhecidas, como o sepak-takraw, o chinlone e o footbag. O objetivo do jogo é manter no ar o Footsack, uma bolinha de crochê de pequenas dimensões, tocando-a apenas com os pés.
Atualmente a prática do esporte pode ser realizada na Federação Paranaense de Footsack ou na Cia Athletica de Curitiba - única academia do Brasil a oferecer a modalidade aos alunos. “Uma característica interessante do esporte é o gasto calórico”, enfatiza Juliana Staub, gerente de ginástica da Cia Athletica de Curitiba. “Uma hora de jogo corresponde ao gasto de aproximadamente 800 calorias, equivalente a queima de uma aula de spinning”, explica. Segundo Juliana, o Footsack também pode ser utilizado como atividade de condicionamento físico para atletas.
Os esportistas paranaenses estão aderindo ao esporte: o Campeonato Brasileiro teve sua primeira edição em 2008 no município de Itapema-SC. Com a realização dentro do ParkShoppingBarigüi, Ofenbock acredita que o torneio servirá para avaliar as conquistas do esporte. “Virão para Curitiba jogadores de várias partes do Brasil, praticantes que, de algum modo, já tiveram acesso ao Footsack”, afirma ele. Entre os destaques para esse campeonato, estão os jogadores Wilian Alves (Bi-Campeão Brasileiro, Campeão Sul Brasileiro, Campeão Municipal), Djoney Schaffer (Vice- Campeão brasileiro, Vice- Sul Brasileiro e Campeão do torneio Verão SC de Footsack) e Cicero Liz (Campeão Catarinense de Footsack).


Responsabilidade Social

O Footsack também faz sua parte na responsabilidade social: as bolinhas utilizam 80% de material reciclado como matéria prima e são produzidos artesanalmente por crocheteiras, em geral chefes de família das classes sociais C e D, que com apoio do esporte, uniram-se e criaram a Associação Curitibana de Crochê.


Regras do jogo

• Quadra: é necessária apenas no Footsack competitivo, já que para jogar o recreativo basta uma bolinha e três pessoas. O campo de cada jogador mede 4m de comprimento por 5m de largura, no individual, e 5m x 5m, em duplas. A quadra é dividida em quatro quadrantes.

• Rede: ocupa toda a largura da quadra e sua parte superior fica a 1,5m do chão.

• Modalidades: No footsack de competição, há duas modalidades: individual e em duplas.

• Pontuação: em ambos os casos, são disputados três sets de 21 pontos – em caso do set chegar ao placar de 20 x 20, é preciso abrir dois pontos de vantagem – e vence aquele que primeiro conquistar dois sets. Cada ponto é obtido quando o atleta passa o footsack por cima da rede e o faz cair no campo do adversário.

• Saque: No saque, o atleta deve chutar o footsack no quadrante diagonal oposto.

• Objetivo: o atleta deve passar o footsack para o outro lado da quadra em no máximo de dois toques (em duplas, o limite é de cinco toques entre a dupla, mas é obrigatório que ambos toquem na bola), com qualquer parte do corpo, exceto braço, antebraço e mão.


Sobre o ParkShoppingBarigüi

Com investimentos de R$ 220 milhões, o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado em 12 de novembro de 2003 para proporcionar uma experiência de consumo diferenciada em Curitiba. Atualmente, o empreendimento pertence aos grupos Multiplan Empreendimentos Imobiliários S/A, J. Malucelli Administradora de Bens Ltda, e Deneli Administração e Participações Ltda. Referência em lazer, entretenimento e consumo, o ParkShoppingBarigüi é a operação do grupo Multiplan que registra um dos melhores desempenhos na maturação do projeto e consolidação no mercado. Primeiro empreendimento da Multiplan na região Sul do país, o shopping revelou-se um sucesso desde a comercialização. Em seu primeiro ano de funcionamento, consolidou-se como pólo de desenvolvimento da Zona Oeste de Curitiba. Considerado um dos empreendimentos mais modernos do país devido aos conceitos arquitetônicos empregados, o projeto integra o meio ambiente à edificação e valoriza as áreas verdes.

Comentários