MERCOSUPER 2010 SUPERA MARCAS DE ANOS ANTERIORES

Já está quase tudo pronto para a Mercosuper 2010 - a 29ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, que acontece de 18 a 20 de abril no Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A Feira promete a integração da indústria e do comércio varejista de todo o Brasil e terá, inclusive, participação de outros países. Os números da Mercosuper deste ano mostram o otimismo do setor supermercadista, que, mesmo com as dificuldades da economia no ano passado, vem registrando crescimento expressivo.

A feira de 2010 vai ser maior que a de 2009 em todos os sentidos. O número de visitantes, que no ano passado chegou a 46 mil, deve ultrapassar os 48 mil neste ano. O crescimento na área da exposição chega a 10%, em comparação com o ano anterior e o número de expositores passa de 260 para 270.

Se a comparação for sobre o crescimento nos últimos cinco anos, a evolução da feira é ainda mais visível. O número de visitantes cresceu 50% de 2005 para 2010, passando de 32 mil para 48 mil. O crescimento no número de expositores também é sensível: passou de 160, em 2005, para 270 em 2010.

Expectativa 2010

A Mercosuper 2010 vai ser marcada também por grandes lançamentos. A revista Supermix vai ser apresentada em nova programação gráfica e também mudanças editoriais. Além disso, o IESPAR, braço educacional da Associação Paranaense de Supermercados, também está passando por uma profunda reformulação, dando espaço para a criação da Academia Empresarial APRAS, um projeto de educação corporativa que inclui cursos de extensão, graduação e pós-graduação (MBA), para capacitação profissional do setor.

PALESTRAS

Na parte da programação de palestras, o foco da Mercosuper é levar capacitação e informações específicas para o público do varejo. Por isso, o destaque é para as palestras técnicas. Mesmo assim, três palestras magnas devem agitar o auditório principal do Expotrade: o ex-jogador de futebol Raí fará a palestra motivacional com o tema “O Benefício Individual Dentro do Coletivo”, no primeiro dia do evento. Na segunda-feira, dia 19, a palestra será da empresária Luiza Helena Trajano, com o tema “O Perfil das Empresas e do Profissional na Economia Contemporânea". E na terça-feira, o palestrante é o articulista e comentarista Max Gehringer, falando sobre “Carreira e Emprego”.

Entre as palestras técnicas, a segunda-feira traz a seguinte programação: Ruy Santana, da Unifae, falará sobre “Lucratividade Pela Inovação”. Wagner Weber, também da Unifae, traz o tema “Gestão e Sucessão nas Empresas Familiares”. Fernando Arbache, da Fundação Getúlio Vargas-SP, apresenta o tema “Tecologia de Baixo Custo e Alta Performance”. O head hunter Bernt Enchev apresenta a palestra sobre “Desenvolvimento Profissional”. João Carlos Lazzarini, da Nielsen, fala sobre “Gestão por Categorias no Futuro do Varejo” e Zeh Henrique Rodrigues, da Brainbox, fala sobre o “Design Estratégico para o Ponto de Venda”.

Na terça-feira, dia 20 de abril, a programação é a seguinte: José Eduardo Nasser, da FGV-SP, fala sobre “Como Ser Bem Sucedido no Cenário Competitivo”. Marcos Silva Cunha, do Carrefour, traz a palestra “Prevenção de Perdas no Varejo”. Altamiro Borges, da Abgroup traz o tema “Os Custos da Logística no Varejo”. Ulysses Reis, da FGV-RJ, fala sobre “Estratégia de Vendas para o Varejo”. Samanta Puglia, da Nielsen, apresenta a palestra com o tema “Comportamento do Consumidor” e Miguel Abuhab, da Neogrid, vem com o tema “Resolvendo Conflitos entre a Indústria e o Varejo”.

Comentários