Obras literárias cobradas no vestibular da Federal são encenadas


Para os estudantes que irão enfrentar uma maratona de provas no fim do ano e já querem fixar de forma descontraída o enredo de alguns livros de literatura cobrados no vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), podem aproveitar o Festival de Curitiba.

Uma das obras que constam na lista de livros obrigatórios da UFPR será encenada pelo Grupo de Teatro Universitário da UniBrasil (Grutun!). A peça “O Pagador de Promessas”, maior sucesso do dramaturgo Dias Gomes, poderá ser vista nos dias 26, 27 e 28 de março, na Praça Generoso Marques. A montagem, baseada no texto original de Dias Gomes, traz para o público críticas e questionamentos sobre as diferenças existentes na cultura popular brasileira, abrindo espaço para confrontar os valores do mundo rural com os do mundo urbano.

O interessante, é que durante as apresentações, o público será convidado a acompanhar a trajetória de Zé do Burro, que viaja de sua cidadezinha no interior da Bahia até Salvador carregando uma cruz nas costas. A intenção do personagem é agradecer a Santa Bárbara pela salvação de seu burro Nicolau, que estava doente. No entanto, chegando à cidade o vigário o impede de cumprir à promessa e é então que se inicia todo o desenrolar trágico da história de Zé do Burro.

Para o diretor da peça, Alex Wolf, esta é uma maneira, não só de aprendizado para aqueles que irão prestar vestibular, mas também uma forma de democratizar a cultura do Paraná, já que a peça será encenada, gratuitamente, em praça pública. “O importante é levar textos de qualidade indiscutível, apresentados quase na íntegra, para a apreciação de todos”, complementa Wolf.

Onde: Praça Generoso Marques - R. Riachuelo com R. Pref. João Moreira Garcez, Centro
Quando:
26/03, às 10h
27/03, às 15h
28/03, às 18h
Preço: Entrada gratuita

Gênero: Drama, Festival de Curitiba 2010 / Fringe
Autor: Dias Gomes
Diretor: Alex Wolf
Ficha Técnica: Adriana Saraceni
Elenco: Fernanda Rothbarth, Ana Tais, Suzana Litye, Suh Rosa, Alyson Chaves, Cris Nava, Marcos Dias, Lelo Valentim, Marcelo Ferrari, Adrina Saracen e Levi Brandão

Comentários