Exposição ‘Momentos de Verdade’ chega a Curitiba

Depois de rodar por países como França, Espanha, Áustria e Portugal a exposição “Momentos de Verdade”, do fotógrafo francês radicado em Israel, Pierre Poulain, chega a Curitiba neste mês de abril. Até o dia 20, as fotos ficam em exposição na sede da Associação Cultural Nova Acrópole de Curitiba.

As cerca de 50 imagens distribuídas em um mural, poderiam indicar um conjunto de fotos escolhidas ocasionalmente, e que o seu denominador comum, marca dessa exposição, seria  a grande qualidade técnica e estética do artista, além de ter o ser humano como tema central. Mas ao observar mais atentamente, podemos perceber uma trama escondida, que dá um sentido à ordem selecionada para apresentar as fotos, e que corresponde a uma visão filosófica do fotógrafo. 

Pierre Poulain começou sua carreira como fotógrafo jornalístico em Paris, nos anos 80. Depois, mudou-se de país, acabou deixando esse trabalho e passou a dedicar-se ao estudo e à vivência da Filosofia. Esta o levou a ampliar gradativamente a sua visão do mundo e das pessoas. Há alguns anos Pierre voltou à fotografia, com uma nova profundidade e sensibilidade, que podemos constatar em seus trabalhos. O filósofo é um “buscador da Verdade” e com essa exposição, Pierre quis construir uma ponte que permita nos aproximar deste conceito abstrato da “Verdade”, ao qual consagrou sua vida.

Todos somos portadores de máscaras; todos nascemos num contexto cultural e social específico que nos influencia. A nossa subjetividade limita o nosso horizonte e funciona como um véu frente aos nossos olhos, filtrando a luz da realidade, da objetividade e do mundo universal.

Às vezes, em momentos especiais, uma experiência particular pode ampliar a nossa percepção frente a algo novo, diferente, recôndito e profundo que está mais além das limitações do tempo e do espaço e fora da abrangência das regras sociais. Nesse instante, o homem real se revela tal e como é… sem máscara nem véu. Esses momentos vão e vêm como a espuma das ondas, mas é justamente a maravilhosa capacidade da Arte do fotógrafo, a de capturar um sopro e perpetuá-lo, que o torna eterno.

Hoje cada um possui a sua própria verdade, mas Poulain nos lembra através de sua fotografia, que uma Verdade comum também, existe. O nosso destino comum de seres humanos e a nossa busca universal da felicidade é o que no aproxima, e também o que acabamos esquecendo em nossa vida cotidiana. Mas através da Arte, a memória desperta e compreendemos, novamente, que não somos um entre a multidão, mas que existe uma única multidão.


Exposição fotográfica Momentos de Verdade de Pierre Poulain
De 1º a 20 de abril
Local: Associação Cultural Nova Acrópole de Curitiba – Rua Gal. Carneiro 871, centro (esquina com Com. Macedo)
Horário: de segunda à sexta das 18h30 às 22h
Entrada: franca
Informações: (41)3095-9207 e 7815-7229

Comentários