Justiça se Aprende na Escola inicia atividades em 2010

O Programa Justiça se Aprende na Escola da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e desenvolvido em Curitiba pelo Instituto Desembargador Alceu Machado (IDAM) inicia as atividades deste ano no próximo dia 11 de maio. A primeira ação deste ano será a visita das crianças da quarta série do ensino fundamental do Centro de Educação Infantil Raoul Wallenberg, do bairro de São Braz, de Curitiba, ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. “Estamos ansiosos pelo recomeço das visitas”, afirma Monica Bacellar, presidente do IDAM.No Tribunal acontece um debate com os alunos da rede pública de ensino sobre questões relativas à cidadania, à ética e à justiça. As crianças poderão também fazer perguntas para os juízes e desembargadores presentes.


O projeto usa como base a Cartilha da Justiça em Quadrinhos, publicação em formato de gibi que conta histórias do personagem Brasilzinho e sua turma no mundo do Direito. Até o dia 18 de maio mais oito escolas municipais devem visitar o Tribunal e num total de quase 800 crianças participantes do Programa neste ano.

O “Justiça Se Aprende na Escola” iniciou em 1993, idealizado pelo publicitário Sérgio Mercer e desenvolvido pelo juiz Roberto Bacellar. A partir da ideia paranaense, o projeto foi incorporado em 1998 pela Associação dos Magistrados Brasileiros, com o nome Cidadania e Justiça Também Se Aprendem Na Escola. Perfil IDAM



Fundado em 2004, o IDAM (Instituto Desembargador Alceu Conceição Machado) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que surgiu de um grupo de amigos, entre eles magistrados, promotores e advogados, com o desejo de contribuir com a sociedade. O Instituto é responsável pelos Projetos “Justiça Se Aprende na Escola”, “Justiça Comunitária” e “Programa de Mediação Escolar”. A instituição conta com a parceria de poderes e entidades, como o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, OAB, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Educação, PUC-PR, Escola da Magistratura do Paraná, Associação dos Magistrados do Paraná e Fundação Getúlio Vargas. O IDAM está localizado na Rua Brigadeiro Franco, 4740 – Rebouças, em Curitiba. Telefone: (41) 3018-4886. Mais informações: www.idam.org.br.

Comentários