Massagem indiana aplicada em bebês ganha adeptos no Brasil

A Shantala, massagem tradicional na Índia realizada em bebês, tem ganhado no Brasil cada vez mais adeptos. Além de fortalecer o vínculo com o bebê, pois com a prática da Shantala os pais aprendem a conhecer melhor seu filho, a técnica também tem efeito terapêutico. “O sentido do tato no bebê é desenvolvido desde a 16° semana de gestação. O toque proporciona a ele muitas das sensações que ele vivenciou no útero, dando prazer e segurança”, explica a instrutora de Shantala Carla Schultz, que além de conhecer a técnica ministrada também conhece na prática os efeitos que a massagem proporciona, pois é mãe de três filhas – Luisa, de 6 anos, Marina, de 3, e Isabela, 1 ano.



De acordo com ela, o efeito terapêutico e relaxante da massagem deixa o bebê mais tranquilo e ajuda a melhorar seu padrão de sono. “Os movimentos ativam a circulação sanguínea e linfática, estimulando melhor funcionamento de todos os órgãos e o fortalecimento imunológico. Também fortalecem todo o sistema muscular, trabalham as articulações do bebê e melhoram seu padrão respiratório. A massagem favorece o funcionamento do sistema gastrointestinal do bebê, melhorando a evacuação e diminuindo as cólicas”, completa.



Ela dá dicas sobre a realização da massagem. “A Shantala deve ser um ritual de prazer, por isso é preciso escolher um momento tranqüilo em que o bebê não esteja com fome ou sono para a realização da massagem”, recomenda. “Para deslizar a mão com suavidade, deve ser usado um óleo vegetal, como o óleo puro de amêndoas. Procure manter sempre o toque no bebê, sem tirar as duas mãos ao mesmo tempo do corpinho dele. Isso irá mantê-lo em estado de constante relaxamento”, orienta.



Informações sobre os benefícios da Shantala e como aprender a usá-la, no endereço http://shantalablog.blogspot.com, ou com Carla Schultz, no 41-9191-7770.

Comentários