Projeto "Teatro Jovem" chega em Curitiba


O Colégio Bom Jesus traz a Curitiba o projeto "Teatro Jovem", que apresenta a peça "O Homem da Cabeça de Papelão", nos dias 13 e 14 de março. O projeto é desenvolvido há 15 anos pelo ator Tadeu Aguiar*, com o objetivo de aliar diversão e reflexão em espetáculos de qualidade, renovados a cada ano, fundamentados pedagogicamente e sempre seguidos de um debate.

Escrita por Eduardo Bakr, a peça "O Homem da Cabeça de Papelão" é uma livre adaptação do texto homônimo de João do Rio. Voltado para o público maior de 10 anos, o espetáculo discute conceitos de ética, caráter e respeito ao próximo por meio de uma história leve e cheia de surpresas.
A peça já foi apresentada para os alunos dos colégios Bom Jesus em Porto Alegre e Blumenau. Antes de vir para Curitiba, o grupo passa ainda por Jaraguá do Sul, onde os alunos assistem a peça nesta segunda, dia 10.


Sinopse

O espetáculo "O Homem da Cabeça de Papelão" conta a história de Helio, um cidadão exemplar que, por ser bom, irritava a todos. Tinha na cabeça um idealismo maior que tudo e, por isso, todos achavam que ele tinha um parafuso a menos. Apaixonado, para conseguir casar com Estela, empregada de sua casa, sua única opção é colocar a cabeça no lugar. Depois de tentar de tudo, ele entra em uma relojoaria e pede para que a concertem. Para isso, precisa trocá-la por uma de papelão. Com a cabeça trocada, Helio perde seu bom caráter e seus valores morais, absorvendo os péssimos costumes de seus concidadãos.
Passado o tempo, Helio lembra que precisa buscar sua cabeça na relojoaria. Chegando lá, para seu espanto, o relojoeiro diz que ela é perfeita, capaz de fazer do mundo um lugar maravilhoso. Assustado, Helio diz que não vai recolocá-la no lugar, que uma preciosidade dessas precisa ficar guardada, pois pode ser perigoso exibi-la.
Anos depois, é anunciada a morte de Helio, homem notoriamente poderoso e triste, encontrado em sua casa com uma cabeça de papelão inteiramente vazia de idéias e de memórias aproveitáveis. Curiosamente, uma outra cabeça é encontrada dentro de uma gaiola, perfeita e brilhante, considerada por todos muito perigosa, pois se suspeita que ela seja a responsável por ações terroristas diversas, como manifestações de paz, gentilezas e ações humanitárias.





Projeto Teatro Jovem


Criado há 15 anos pelo ator Tadeu Aguiar*, o projeto Teatro Jovem tem como objetivo proporcionar aos jovens brasileiros o acesso à cultura e incentivar o hábito de frequentar o teatro.
Além do papel de formador de platéia, o projeto contribui com a formação dos jovens como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, levando à cena, de forma interessante e divertida, temas importantes para o aluno, por meio de uma linguagem com a qual o jovem se identifica.
Assim, o projeto promove discussões sobre a postura e o papel do jovem na sociedade, as suas relações com a escola, vocações, valores éticos, angústias, desejos, abrindo uma oportunidade de reflexão acerca da árdua tarefa que é crescer.
As produções do Teatro Jovem já foram assistidas por mais de 1.800.000 jovens em todo o Brasil.



Serviço:

Projeto Teatro Jovem - peça "O Homem da Cabeça de Papelão"

Dia 13 de maio, às 10h - Teatro do Lourdes (Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes)

Dia 14 de maio, às 8h - Teatro Fernanda Montenegro

Dia 14 de maio, às 10h - Teatro Fernanda Montenegro

Comentários