Mobilização pelo desenvolvimento!!

Cerca de mil pessoas se reuniram neste sábado (17) em Curitiba para participar do Encontro de Agentes Cidades Inovadoras. O evento idealizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) tinha como objetivo engajar moradores de Curitiba e Região Metropolitana em ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social do local onde vivem.

“O encontro não é para dizer como as coisas devem ser feitas, mas para que as pessoas encontrem um caminho para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, explicou Augusto de Franco, consultor que organizou o evento. “Queremos que as pessoas andem com as próprias pernas e se engajem em ações concretas”, completou.
Durante o encontro, os participantes puderam entrar em grupos de discussão – foram abertas 24 salas, sendo sete voltadas para temas ligados ao desenvolvimento, como transporte e saúde, e 17 voltadas para debates sobre bairros de Curitiba e Região Metropolitana. As principais metas do evento eram fazer com que os participantes apresentassem propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade e formassem uma rede de ação local.
Tatiana dos Santos, agente de desenvolvimento no bairro Umbará, em Curitiba, viu no encontro uma chance de trocar experiências. "Aqui estou tendo a chance de ver o que está acontecendo nos outros bairros. Isso pode nos ajudar a ter novas ideias para a nossa comunidade", disse.
O encontro mobilizou também diversas pessoas ligadas a organizações da sociedade civil, como Milton Rodrigo dos Santos, morador do Campo Comprido e membro da associação de moradores do bairro curitibano. "Moro na periferia e vejo que o meio ambiente precisa de ajuda. Temos que começar com atividades locais, entre os próprios moradores. Se nós mesmos não olharmos para isso, quem vai se importar?", questionou.
Mauro Algaci Gonçalves da Costa, morador do bairro Santo Inácio, não se intimidou com o dia frio e chuvoso em Curitiba e participou do encontro por acreditar ser importante os cidadãos despertarem para iniciativas voltadas para o desenvolvimento. "Tenho três netos, e quero deixar para eles um mundo melhor. Não podemos pensar apenas no presente. Por isso vim participar das discussões sobre o futuro do meu bairro", afirmou.

Fonte: Fiep



O Encontro de Agentes faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras, criada pela Fiep para colocar à disposição da sociedade ferramentas que ajudem a acelerar o desenvolvimento. Duas delas fizeram a articulação do evento deste sábado, sendo a mais nova o projeto Cidades 2030, que oferece aos municípios uma metodologia para a elaboração de um plano de desenvolvimento de longo prazo – o primeiro a ser concluído foi o Curitiba 2030, apresentado em março deste ano. O outro projeto é o Redes de Desenvolvimento Local, que, através de agentes capacitados pelo programa, mobiliza os moradores dos bairros em torno de uma agenda comum para a melhoria da qualidade de vida.

Comentários