Peça teatral de Fátima Ortiz estreia nesta quinta!!

O espetáculo “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”, baseada em textos de Luiz Felipe Leprevost e dirigido por Fátima Ortiz, estreia nesta quinta-feira, 29 de julho. As apresentações serão realizadas no Teatro Novelas Curitibanas, de quinta a domingo, sempre às 20 horas, até 29 de agosto. O trabalho é uma criação do Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco. A idealizadora do projeto e diretora adjunta é Vanessa Corina, que também faz parte o elenco.

A peça tem como tema principal Curitiba. Na montagem, a cidade leva o nome de SinGélida, um lugar cinza e singelo. Através de fatos antigos, como a neve de 1975, e também mais recentes, como o caso do casal homossexual que foi proibido de ser sócio de um tradicional clube, o público descobre a personalidade atrás dos moradores de SinGélida, chamados de “singélidos”.
Para dar corpo e voz ao texto, a história é contada através de bufões, que se assemelham aos marginalizados pela sociedade de massa: miseráveis, loucos, deformados e desajustados. Este espetáculo possibilita uma continuidade da pesquisa do grupo em relação ao bufão, já realizada na peça Rumo à Terra, da obra Folhas de Relva, de Walt Whitman. Alguns dos textos foram escritos para o blog de Leprevost e adaptados para o palco. “O meu trabalho conversa muito com Curitiba. As questões da cidade me interessam. Eu gosto dessa mitologia curitibana, descobrir o que há de peculiar, estranho e encantador por aqui”, diz o escritor. Apesar da peça possuir forte teor lúdico, ela também apresenta aspectos políticos, denúncias e ironias cruéis e secas.
Quem dá vida ao figurino dos bufões é a rainha do papel Efigênia Rolim, através de vestimentas entulhadas de joias e lixos. Ela inclusive aparece em muitos dos vídeos durante o espetáculo, gravados em pontos turísticos de Curitiba. Leprevost e o compositor Troy Rossilho criaram as músicas da trilha de “Já viu como um pinguim anda...”. O espetáculo foi realizado através do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço

Peça “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”
Gênero: Tragicomédia
Dias: de 29 de julho a 29 de agosto, de quinta-feira a domingo, às 20 horas.
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222)
Capacidade: 60 lugares
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Informações: (41) 3029-6860

Ficha técnica
Direção geral: Fátima Ortiz
Concepção cênica e direção adjunta: Vanessa Corina
Textos: Luiz Felipe Leprevost
Elenco: Alexandre Bonin, Amaranta, Julyana Spriscigo, Pedro Bonacin e Vanessa Corina.
Produção: Giselle Lima
Iluminação: Beto Bruel
Figurino: Efigênia Rolim e Ricardo Garanhani
Cenário: Enéas Lour
Músicas: Luiz Felipe Leprevost e Troy Rossilho
Fonte: Diogo Cavazotti

Comentários