Prêmio"Municípios que fazem render mais"

Termina amanhã - dia 30 de julho - o prazo de inscrições do Prêmio "Municípios que fazem render mais", promovido pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), com apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A iniciativa tem a coordenação técnica do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas e visa identificar e reconhecer os municípios da Região Sul que fazem o melhor uso possível dos recursos públicos, envolvendo questões como capacidade de planejamento, governança e qualidade dos serviços prestados pelo poder público municipal. O prêmio conta com patrocínio do Banco do Brasil, SAP e BRDE.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a iniciativa também conta com o apoio das federações empresariais. As inscrições, gratuitas, estão abertas aos 1.188 municípios dos três Estados do Sul e devem ser realizadas com o aval de cada prefeito, até o dia 30 de julho.

Como participar

Para participar, os municípios interessados deverão preencher a ficha de inscrição e o questionário de informações, que serão distribuídos de forma impressa pelos promotores e organizadores e também estarão disponíveis no hot site do Prêmio - www.municipiosquefazemrender.com.br. A ficha de inscrição, assinada pelo prefeito, e questionário devem ser encaminhados por Correio para o CEAPG da Fundação Getúlio Vargas.
O questionário está baseado em sete dimensões: sustentabilidade das ações, transparência da gestão pública por meio da publicitização de dados, informações, contratos públicos e uso do dinheiro público como um todo; abertura à participação dos cidadãos nas decisões governamentais, por meio de canais diversos; contribuição da administração ao desenvolvimento local; relação entre custeio e investimento; qualidade dos investimentos públicos e responsabilidade fiscal e social.
O processo de seleção será realizado em três etapas. Na primeira, o Comitê Técnico da CEAPG/FGV selecionará os prováveis finalistas a partir do questionário e de informações de domínio público, como as disponíveis no Tribunal de Contas dos Estados, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e outros órgãos estaduais ou federais. Na segunda etapa, os prováveis finalistas receberão a visita de uma equipe do Comitê Técnico para coletar dados na localidade. Na terceira etapa, a Banca Julgadora escolherá um destaque por categoria para cada Estado, que receberão o título "Municípios que fazem render mais".
A RIC apoia a iniciativa com a divulgação do Prêmio em todos os veículos de comunicação do Grupo nos estados do Paraná e Santa Catarina. O evento de premiação será realizado em Joinville (SC), em novembro.

Fonte: Jully Monteiro.

Comentários