Aqueça a sua saúde com as sopas!!!

O inverno é a melhor época para quem deseja emagrecer, pois o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. O gasto calórico cresce em média 10% comparado as estações mais quentes, mas é preciso ficar atento as armadilhas do frio. Durante este período o organismo sofre mudanças no apetite, sente menos vontade de consumir alimentos como saladas, frutas e verduras e prefere comidas quentes e mais calóricas como massas, pães e chocolates. “Como gastamos mais energia durante o inverno, sentimos mais fome. Mas para não engordar a dica é manter uma alimentação equilibrada e evitar os exageros, assim como nas outras estações do ano”, recomenda Maximo Asinelli, nutrólogo diretor da Clínica Asinelli.
Uma boa opção para aquecer o corpo são as sopas. Quentes e cheias de nutrientes elas contribuem para a manutenção da saúde.
“Além de aquecer, as sopas são de fácil digestão, hidratam o corpo - já que no inverno a tendência é sentir menos sede e o consumo de água diminui – e oferece ao organismo vitaminas, fibras e minerais”, afirma Maximo. O médico salienta que por ser rica em fibras e água, o prato estimula a saciedade e favorece o funcionamento intestinal.                   
O segredo para não ingerir mais calorias do que o necessário está na escolha dos ingredientes. “Os benefícios dependem dos ingredientes selecionados para fazer a sopa, quanto mais caseira melhor. As de pacotinho, industrializadas, devem ser evitadas, pois elas contêm muito sódio, gordura hidrogenada e conservantes”, explica o nutrólogo. Para não errar escolha no máximo dois elementos de cada grupo alimentar e abuse das verduras e legumes. Maximo sugere o preparo de uma boa sopa com um cereal ou tubérculo como macarrão, arroz, batata ou mandioca, uma fonte de proteína que pode ser frango (sem pele), carne vermelha ou peixe e um tipo de grão como feijão ou lentilha.
“Cremes, bacon, queijo e carnes com gordura devem ser deixados de lado para garantir uma refeição saudável e com poucas calorias. E os acompanhamentos não são necessários se a sopa tiver muitos ingredientes. Mas se for indispensável às torradas são a melhor opção”, indica o especialista. Ele acrescenta que temperos naturais são melhores do que os industrializados que contém em sua composição sódio e corantes.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Fone: 41 3015-6001
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação!!

Comentários