Vacina Prevenar 13 chega ao Brasil


A vacina que oferece a mais ampla cobertura na imunização de crianças contra doenças pneumocócicas terá o preço 30% inferior ao da sua antecessora Prevenar 7
Acaba de chegar ao mercado brasileiro a Prevenar 13, vacina pneumocócica conjugada 13-valente, que oferece a mais ampla cobertura na imunização de crianças contra doenças pneumocócicas. “A chegada da vacina pneumocócica conjugada 13-valente estava sendo bastante aguardada pela comunidade médica no Brasil”, afirma João Fittipaldi, diretor Médico da Pfizer. “Isto porque a Prevenar 13 é a primeira vacina disponível no mercado a imunizar contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19A, além de ser a única a abranger 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana”, explica. A nova vacina chega ao Brasil com preço 30% inferior ao da sua antecessora Prevenar 7. "Buscamos um valor inferior à P7 para ampliar o alcance da vacina no mercado brasileiro ", comenta Marcus Diniz, diretor da Unidade de Negócios de Vacinas da Pfizer. Produzida pela Pfizer, Prevenar 13 é indicada a lactentes e crianças entre 6 semanas e 6 anos de idade (incompletos), na prevenção de doença pneumocócica invasiva, que inclui sepse e bacteremia (infecção da corrente sanguínea), meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal), pneumonia bacterêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões), bem como para doença pneumocócica não invasiva, como pneumonia e otite média aguda. Prevenar 13 foi desenvolvida a partir dos mesmos fundamentos científicos de Prevenar 7, a primeira vacina pneumocócica conjugada lançada em 2000. A vacina Prevenar 13 contém os sete sorotipos de Prevenar (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e mais outros seis (1, 3, 5, 6A, 7F e 19A) que estão entre os que mais atingem as crianças em todo o mundo, incluindo o Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas são as principais causas de morte em crianças menores de 5 anos (a cada hora, 2 crianças morrem) entre os males que podem ser prevenidos com a vacinação. De acordo com Marcus Diniz, o desenvolvimento da vacina Prevenar 13 mostra o comprometimento da empresa em contribuir para a prevenção da doença pneumocócica no Brasil e no mundo. Prevenar 13 deve ser administrada em quatro doses, aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Crianças que receberam uma ou mais doses de Prevenar 7 podem completar o processo de imunização com Prevenar 13. Crianças entre 15 meses e 6 anos de idade (incompletos), que já foram imunizadas previamente com Prevenar, também podem receber uma dose adicional de Prevenar 13 para obter resposta imune aos seis sorotipos adicionais.

A transição de Prevenar 7 para Prevenar 13 em bebês e crianças pode ser feita a qualquer momento do calendário de doses e concluir a série de vacinação de acordo com as recomendações médicas. A Prevenar 13 estará disponível em clínicas particulares de todo o país nas próximas semanas.

Sobre a intercambialidade das vacinas
Em relação à intercambialidade das vacinas pneumocócicas, várias referências bibliográficas científicas recomendam que não sejam intercambiadas vacinas de fabricantes diferentes, já que não há estudos que comprovem que essa migração seja possível. De acordo com o manual do curso teórico prático em imunizações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), vacinas de diferentes fabricantes são obtidas de forma e processos diferentes.
Obs: A vacina já está disponível no Cevacine – Centro de Vacinação de Curitiba.

Comentários