Conscientização política


A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Rede de Participação Política – que é uma iniciativa apartidária criada em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap) –, distribuiu ao todo 600 mil exemplares do Guia do Voto 2010. Somente em Ponta Grossa foram distribuídos 50 mil guias em diversas instituições, com destaque para universidades e escolas, que receberam quase 27 mil unidades.


O informativo aborda a importância de o eleitor escolher candidatos que estejam comprometidos com uma reforma política. Um dos pontos considerados indispensáveis para tal melhoria é a adoção do voto distrital misto. Nele, cada eleitor vota duas vezes para eleger os deputados. Um voto é para um candidato de sua região, e o segundo para o partido de sua preferência. “A pessoa vai poder cobrar do seu representante distrital a sua atuação legislativa e também a sua atuação de fiscalização por que o papel do deputado não é só elaborar leis, mas também fiscalizar o Executivo, de como é usado o recurso público, já que ele aprova anualmente os orçamentos”, afirma o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Além de Curitiba e RMC, foram distribuídos guias em todas as regiões do Paraná, entre elas em Londrina, Maringá e Cascavel.

Durante os pleitos de 2006 e 2008, foram distribuídos no Paraná cerca de 480 mil cartilhas. A versão online do Guia do Voto está disponível no site www.participacaopolitica.org.br

Comentários