Palladium sedia III Liga Brasileira de Peteca - 2010!!


Depois de Belo Horizonte e Goiânia, será a vez de Curitiba receber os atletas da III Liga Brasileira de Peteca, que será de 24 a 26 de setembro, no Palladium Shopping Center. É o terceiro ano consecutivo que a etapa é disputada em uma arena indoor, no meio do shopping. “No ano passado, a curiosidade do público surpreendeu, mais de 50 mil pessoas passaram pelo local e pararam para conferir o esporte que para muitos até então era apenas uma brincadeira de criança”, afirma o presidente da Federação Paranaense de Peteca, Luiz Alberto Salomon.

            O intuito dos organizadores, além da disputa, é mostrar que a peteca é um esporte levado a sério, que reúne sete milhões de petequeiros no Brasil e 700 deles no Paraná. Sem contar que a prática ajuda a gastar 250 calorias por hora.

            A arena indoor, com uma quadra medindo 10x18 metros, reunirá quatro equipes masculinas e quatro femininas, totalizando 16 dos melhores atletas brasileiros, entre 17 e 36 anos. A liga é organizada pela Federação Paranaense de Peteca e pela Confederação Brasileira de Peteca e a entrada é gratuita. As etapas são realizadas nas capitais com o maior número de praticantes do esporte: Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Curitiba.

            O evento é patrocinado pelo Palladium Shopping Center, Ministério dos Esportes, Confederação Brasileira de Peteca, Federação Paranaense de Peteca, Fecomércio/Sesc PR, Clube Curitibano, Corujão, Cemitério Vertical de Curitiba, Falcoa Alumínios, i9 Hidrotônico, Vittaleve e Pequitá Esportes.

História da Peteca

            O jogo de peteca foi oficializado no Brasil como esporte competitivo em 27 de agosto de 1985, mas foi criado pelos índios brasileiros ainda antes do descobrimento do País. Peteca, em tupi, significa bater. A prática foi disseminada no Brasil pelos mineiros e a exportação ocorreu nas Olimpíadas de Antuérpia (1920), quando os atletas brasileiros usavam a peteca para fazer o aquecimento antes das competições.

Regras do jogo

            A peteca tem 20 cm de altura, incluindo as quatro penas, com um peso aproximado de 40 gramas. A equipe de arbitragem é composta, para cada jogo, de um árbitro principal, um árbitro auxiliar e um mesário, responsável pelas anotações na súmula e cronometragem do tempo do jogo: os dois primeiros sets têm um tempo limite de 16 minutos ou 12 pontos. A partida é disputada em melhor de três sets e as regras para saque, tapas e faltas é similar ao jogo de voleibol.
O jogo de peteca pode ser disputado em categorias simples – com um atleta – ou por duplas. No total, são sete categorias, divididas por sexo e idades, que vão dos seis aos 61 anos em diante.

Liga Brasileira de Peteca
Quando: 24 a 26 de setembro
Local: Palladium Shopping Center - Piso L1 (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Curitiba – PR)
Dia 24/09: 16h30 às 22h
Dia 25/09: das 15h às 22h
Dia 26/09: das 15h às 17h
           



Comentários