
A oftalmologista Tania Schaefer fez um alerta na Câmara de Curitiba, sobre os riscos que a maior utilização de lâmpadas de halogênio metálico traz para a visão.
O tema foi abordado durante a Semana Plena Saúde 2010, envolvendo vereadores e funcionários da Casa de Leis, entre os dias 22 e 25 de novembro.
Tania, que é presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec) e representante do Comitê Internacional de Trabalho e Visão no Brasil, proferiu a palestra a convite do setor de Medicina de Saúde Ocupacional (SMSO).
Cada vez mais utilizadas no mercado da construção civil, as lâmpadas são comuns em shoppings, supermercados e grandes escritórios, por serem econômicas e mais baratas. Segundo Tania Schaefer, a exposição prolongada a este tipo de lâmpadas pode levar à degeneração macular, uma doença mais comum na velhice, que escurece o centro do campo da visão.
O problema está na intensidade com que o produto emite a chamada "luz azul", um tipo particular de radiação que lesiona as células da retina.
Fonte: NCA Comunicação
Comentários
Postar um comentário