Surdez pode causar problemas emocionais e psicológicas

A audição faz parte dos chamados cinco sentidos, é responsável por captar os sons do meio ambiente e é considerado um dos mais complexos sistemas do corpo humano.

“Ele possui várias dinâmicas e é capaz de captar dados sonoros, sintetizá-los e enviá-los ao cérebro, responsável pela percepção e interpretação dos sons que escutamos”, explica Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR e coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ).

A audição dos bebês logo após o nascimento pode e deve ser avaliada pelo teste da Orelhinha, cujo nome técnico é Teste de Emissões Otoacústicas Evocadas.

O profissional utiliza um aparelho que emite sons e sensores eletrônicos para avaliar a sua capacidade auditiva. “É possível detectar perda auditiva precoce na criança. O resultado deve ser confirmado por exames audiológicos complementares”, observa à especialista.

Além do acompanhamento de um otorrinolaringologista, é necessária a participação de outros profissionais, como fonoaudiólogos e psicopedagogos, no tratamento de pessoas com surdez.

No caso das crianças, se o diagnóstico e as intervenções forem precoces há a possibilidade do desenvolvimento adequado da linguagem e da comunicação oral.

Serviço:
Drª Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Telefone: 41-3225-1665
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários