Indústria química e farmacêutica sofre com logística precária e mão de obra escassa

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou nesta quinta-feira (26), em Curitiba, o Fórum Setorial da indústria química e farmacêutica, que abrange também as cadeias produtivas de cosméticos e de fertilizantes.

A realização dos Fóruns Setoriais 2011 acontece como sequência de um trabalho iniciado junto aos sindicatos industriais em 2009, quando foram levantados quais os principais entraves para o desenvolvimento dos diversos setores da indústria paranaense e como estas demandas poderiam ser enfrentadas através de ações da Fiep, do poder público e dos próprios empresários.

Nesta edição, as principais preocupações apresentadas pelos participantes referem-se à situação precária do Porto de Paranaguá, que estaria prejudicando a competitividade do setor; a falta de mão de obra qualificada e a falta de diálogo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Hoje a participação do Paraná na indústria química nacional é de 9,3%. O setor possui 916 estabelecimentos que empregam 22.090 pessoas no Estado, sendo que a grande maioria destas empresas concentra-se nas regiões Norte, na região metropolitana de Curitiba e no litoral.

Da mesma forma ocorre com o setor de fertilizantes, onde o Paraná responde por 25% dos estabelecimentos do país, sendo o principal produtor brasileiro de intermediários para fertilizantes.

Fonte: Comunicação Social - FIEP

Comentários