Implante coclear devolve o prazer de ouvir

Ouvir uma música, prestar atenção no canto dos passarinhos ou escutar os sons que permeiam o cotidiano parece ser algo banal e comum a todos, mas algumas pessoas não nascem com esse privilégio ou o perde no decorrer da vida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, a cada mil crianças nascidas no país, de três a cinco apresentam deficiência auditiva.

“Os problemas auditivos também podem ser causados pela exposição a ruídos intensos, doenças degenerativas e infecções”, afirma a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, que também é otoneurologista e mestre em clínica cirúrgica pela UFPR.

O implante coclear é um equipamento eletrônico computadorizado, que estimula o nervo da audição através de impulsos elétricos. Ele é implantado cirurgicamente no paciente e é considerado o recurso mais avançado atualmente para o tratamento da surdez.

“Pequenos eletrodos são implantados dentro da cóclea, órgão da audição localizado na parte interna do ouvido, e estimulam a produção de sinais para o cérebro. O ouvido biônico é um aparelho sofisticado, com tecnologia complexa e que traz bons resultados”, aponta.

Os resultados dependem do histórico de cada paciente. Crianças que nascem com surdez devem ser implantadas o mais precocemente possível pois apresentam ótimos resultados enquanto que adultos com mais de 10 anos de surdez alcançam resultados intermediários,

“Pacientes com doenças neurológicas, síndromes ou com má formação na cóclea normalmente apresentam resultados um pouco inferiores. É bom lembrar que outros fatores determinam o sucesso ou insucesso do tratamento como a avaliação das expectativas do paciente e a reabilitação fonoaudiológica pós implante o que demonstra que cada indivíduo deve ser avaliado por uma equipe interdisciplinar”, observa.

Serviço:
Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Telefone: 41-3225-1665
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários