Sindicatos têm sua criação garantida por lei

A união dos trabalhadores em prol de um objetivo comum remonta aos tempos antigos, períodos nos quais o trabalho não era livre. Com o passar do tempo as lutas dos operários ficaram mais organizadas e os trabalhadores passaram a se associar em grupos. Em 1833, na Inglaterra, surgiram os primeiros sindicatos em busca de melhores condições de trabalho.

No Brasil as primeiras formas de organização surgiram no século XIX, sendo que os sindicatos surgiram após a consolidação dos ramos de atividade da indústria.

A Constituição de 1988 garante a criação dos sindicatos e proíbe qualquer intervenção estatal na organização sindical. Para criar um sindicato é preciso ter um registro da entidade no órgão competente.

O principal dever do sindicato é defender os direitos e interesses da categoria que está sendo representada, sejam eles coletivos ou individuais.

Segundo a legislação, nenhum profissional é obrigado a afiliar-se a qualquer sindicato, mas existem muitas vantagens e benefícios para quem é sindicalizado em uma instituição que representa a sua categoria profissional.

Muitos avanços sociais são alcançados somente após a organização e união dos trabalhadores, inclusive várias conquistas são fruto da formação de sindicatos.

Serviço:
Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://sinterrj.dominiotemporario.com
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Fonte: Toda Comunicação

Comentários