Boa mastigação é essencial para emagrecer

Passar horas na academia, fazer cirurgias plásticas, dietas loucas e até tomar remédio para perder peso. No vale-tudo pela beleza – e por um corpo perfeito ditado por estereótipos quase impossíveis de serem atingidos pela maioria das pessoas -, princípios simples e fundamentais para comer menos e melhorar a digestão são esquecidos.

Não basta se preocupar com o que deve ser consumido, mas a forma como os alimentos são ingeridos também deve ser levada em conta.

Segundo Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, a mastigação é o início de todo o processo digestivo, em especial das fontes de amido. A saliva gerada pela mastigação possui várias enzimas digestivas, entre elas a ptialina, que tem ação sobre os cereais e as massas em geral, como pães e biscoitos.

“A atuação da saliva junto aos alimentos facilita a digestão, já que eles chegam pré-digeridos ao estômago. O bom funcionamento intestinal é um dos pilares do emagrecimento saudável”, ressalta.

Köhler destaca que a mastigação adequada e prolongada também auxilia a estimular a produção de enzimas e movimentos mais intensos no tubo digestivo. “O ideal é que os alimentos sejam mastigados por no mínimo 30 vezes, dependendo se são sólidos, pastosos ou líquidos. Quanto mais ineficiente o processo de mastigação for, ou seja, quanto menor for o número de mastigações, mais preguiçoso o intestino será, sem força para trabalhar e produzir a quantidade necessária de estímulos gástricos essenciais para a digestão”, observa.

Serviço:
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: drgersonkohler@gmail.com
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários