Nove milhões de brasileiros tem dificuldades auditivas

Mais de nove milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total, 7,5 milhões de pessoas possuem alguma limitação, 1,8 milhão tem grande dificuldade e 347 mil não conseguem ouvir. “A perda de audição é irreversível, já que não é possível reverter as lesões que causaram o comprometimento das estruturas do ouvido interno”, destaca a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.

O envelhecimento é umas das principais causas da perda de audição. Conforme a idade avança, as células auditivas envelhecem e morrem e não há a reposição destes componentes. Com a redução no número das células ocorre a perda auditiva de maneira progressiva.

Outros indícios da perda de audição são zumbido, problemas para entender a fala e sensação de tontura. A audição ainda pode ser comprometida pela exposição intensa a ruídos, seja no trabalho ou no lazer como as baladas do fim de semana.

Os cuidados com os ouvidos devem ser constantes para adiar o comprometimento das vias auditivas. “As pessoas que trabalham em locais com barulho intenso devem usar protetores auriculares. Este recurso ajuda a evitar a perda auditiva e a proteger os ouvidos de possíveis lesões que o ruído pode causar”, recomenda.

Serviço:
Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com
Telefone: 41-3225-1665
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários