Rinite pode estimular a respiração bucal e a deformidade dentofacial

Pó, ursinhos de pelúcia e cobertores parecem ser inofensivos, mas podem causar muito desconforto nas pessoas que sofrem com algum tipo de alergia. A alergia é uma defesa exagera do organismo contra agentes que não tem potencial agressivo aos seres humanos, por isso a mesma substância que provoca o processo alérgico em uns não causa nenhuma resposta em outros.

O ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler explica que as alergias estão relacionadas às características genéticas. “Filhos de pais alérgicos tem 50% de chance de sofrerem com o problema”, aponta.

Gerson, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, observa que mesmo que os pais não tenham alergias, a criança pode apresentar alguma reação alérgica, que pode ser proveniente de avós ou parentes mais distantes.

Nilse Waltrick Köhler, fonoaudióloga e especialista em Distúrbios Miofuncionais e em Motricidade Orofacial, destaca que a obstrução nasal, um dos sintomas da rinite, é o principal agente causador da respiração incorreta. O nariz tem um papel fundamental na inspiração do ar – ele é responsável pela filtragem, umidificação, aquecimento e pressurização.

O tratamento deve ter início ainda na infância, o que aumenta as chances de normalizar o desenvolvimento facial e minimizar as consequências maléficas da respiração bucal para o organismo.

Serviço:
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários