MULHERES PARANAENSES

Quando se reúne a história de sucesso de 64 executivas que driblaram as dificuldades normais do mercado de trabalho e alcançaram destaque profissional, o resultado é um verdadeiro guia de profissionalismo. Somem-se a isso pesquisas sobre a participação feminina na economia brasileira e mundial e tem-se, então, um estudo profundo sobre o papel da mulher no mundo do trabalho.

O livro “Mulheres, Elas Fazem História – Experiências Profissionais, Práticas Empresariais e Reflexões sobre a Liderança Feminina”, lançado pelo Espaço Mulheres Executivas do Paraná, é dividido em quatro partes: uma visão panorâmica e o caso do Brasil, em que são apresentados números expressivos sobre o crescimento da participação feminina, especialmente no Brasil; Trabalho e estilo de vida, em que a autora aborda o desafio de se manter e desenvolver carreiras femininas; pesquisa MEX-PR, em que são demonstrados os tipos de carreiras femininas nas organizações; e Políticas e Práticas nas organizações presentes no Paraná, em que são relatadas experiências de empresas conhecidas no estado.

A autora, a psicanalista e doutora em Ciência Política Mayla Di Martino, debruçou-se no estudo de pesquisas de alcance mundial sobre a crescente presença feminina no comando das organizações. No Brasil, por exemplo, a tendência é de que as mulheres brasileiras caminhem para se tornar a metade da força de trabalho no Brasil – já somam 43% do total de trabalhadores.

O livro foi lançado em março deste ano, em uma edição limitada para distribuição dirigida. Exemplares foram entregues para universidades, escolas da rede pública e particular e órgãos públicos. Uma exposição itinerante com o resumo do conteúdo do livro percorreu instituições e empresas, levando as informações a um grande número de pessoas que puderam conhecer um pouco do trabalho das executivas paranaenses citadas e também tomar consciência do crescente papel feminino nas organizações.
 
Fonte: AW Comunicação

Comentários