No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hospital Erasto Gaertner conscientiza a população

16:10 Simone Bello 0 Comentários

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma oportunidade para reforçar a importância sobre a necessidade de manter os estoques de sangue em dia – no Brasil, a data cai nas férias, período crítico para os hospitais, quando os estoques ficam reduzidos. 

No Hospital Erasto Gaertner, são 650 doadores/mês.  Porém, a queda nas doações pode chegar a 25% nesta época do ano. Os principais motivos são as férias de inverno, as gripes e resfriados. A prática da doação antes do período de férias pode salvar vidas, já que o número de atendimentos e pacientes em tratamento não diminui. De acordo com Karine do Anjos, supervisora do Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner, é simples doar sangue. "Basta estar em boas condições de saúde, bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos, ter peso mínimo 50 Kg, não estar gripado, com alergia ou febre. Não estar grávida ou amamentando; intervalo mínimo de 02 horas após o almoço, não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 12 horas".

Dados do Ministério da Saúde indicam que apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O papel dos doadores na vida daqueles que dependem de transfusão é fundamental. A doação de sangue é um ato voluntário e os doadores são essenciais para a produção de hemocomponentes. Também são responsáveis por colaborar no tratamento e atendimento dos pacientes com câncer (quimioterápico, cirurgia oncológica, leucemias, linfomas), o principal componente encontrado no sangue e que pode salvar vidas, é o Concentrado de Plaquetas. O Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner funciona de segunda à sexta, das 13h às 17h30. É necessário levar documento oficial com foto. 

Serviço: Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas
CEP 81.520-060 - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000
www.erastogaertner.com.br@erastogaertner | www.facebook.com/Hospital-Erasto-Gaertner

Fonte: Pg1

Você também pode gostar de:

0 comentários: