AMOR PELO MOVIMENTO


A exposição ARTesporte, série que traz como tema central a paixão pelo esporte, da artista plástica paranaense Lu Franco, estreia nesta quarta, dia 25 de julho, às 17 horas, no Centro de Integração do Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2857). A mostra conta com oito obras e fica em cartaz até o dia 10 de agosto.


Em nova fase, a artista resgata sua relação com a figura humana. Similar à jornada de um atleta, que percorre diversos estágios para desenvolver suas habilidades esportivas, a técnica atual passa por diferentes etapas de criação até se obter o resultado final.

O trabalho parte de uma imagem fotográfica convencional já existente, ou produzida pela própria artista, e ganha ares de uma ilustração que remete à pop art. A etapa seguinte é marcada pela utilização de recursos visuais, como mapas, que compõem um plano de fundo juntamente à figura humana (o atleta).

"A sobreposição de imagens, que ao fim da obra resulta numa pintura em acrílica sobre tela, se apropria da fotografia em diversas etapas do trabalho, mas não perde de vista o papel do pintor, que é o de trazer personalidade e magia ao que seria uma simples imagem de esporte", diz Lu Franco.

Para ela, cada esporte representado na exposição - dentre eles o futebol, o tênis e o golfe - exibe sua beleza, expressividade e força de movimentos, levando vida e paixão às telas. Esta paixão pode ficar ainda mais evidente quando o próprio esportista é o personagem principal da obra. Na tela "Futsal", por exemplo, o pequeno Thiago Costa Santos, freqüentador assíduo das aulas de futsal do Clube Curitibano, foi registrado enquanto praticava seu esporte preferido.

Entre alguns cliques fotográficos e outras tantas pinceladas, atletas têm a possibilidade de eternizar seus passes, saltos e tacadas numa tela vibrante e rica em significado emocional.

Serviço:
EXPOSIÇÃO ARTesporte, da artista plástica Lu Franco
LOCAL: Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2857)
TEMPORADA: de 25 de julho a 10 de agosto
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: de segunda a domingo, das 9hs às 20hs
INFORMAÇÕES: Secretaria de Cultura – 30141935 / http://www.clubecuritibano.com.br/

Fonte: Evidência Comunicação

Comentários