Saiba como evitar os pombos e ficar longe das doenças que eles transmitem

Se você caminhar por parques e praças, vai reparar em alguns moradores típicos dos locais: são os pombos. Aparentemente inofensivos, essas aves caminham entre as pessoas, divertem as crianças e são alimentados pelos mais novos e também pelos mais velhos. As migalhas de pão são o principal alimento. Mas muita gente não sabe que os pombos podem trazer inúmeros prejuízos ao homem, tanto prejuízos materiais quanto para a saúde.


E para evitar estes transtornos, o primeiro passo é eliminar as fontes de alimento, acesso e abrigo. A Biotrat Controle de Pragas, do Grupo Poliservice, realiza serviços como desinsetização, desratização, controle integrado de pragas e afastamento de pássaros.

Segundo Adriana Piemonteze, da Biotrat, as aves se adaptaram, ao longo do tempo, aos hábitos humanos, e usam forros de telhado e objetos empilhados para se abrigar. E o ponto negativo disso é que, em grandes quantidades, eles podem entupir calhas. “Podem, também, causar apodrecimento de forros de madeira, danificar monumentos com suas fezes, sujar paredes, danificar antenas de TV, pinturas de automóveis, entre outros”, explica Adriana.

Os pombos também podem infestar o ambiente com piolhos e ácaros presentes em suas asas, causando ao homem dermatites (inflamação na pele), assim como os fungos que se desenvolvem nas fezes podem causar doenças.

Segundo Adriana, o ideal é começar por uma limpeza, juntamente com a raspagem das fezes e a desinfecção do local. No entanto, é preciso prestar atenção porque o trabalho exige cuidados. “O trabalho é de risco e deve ser realizado por empresas especializadas que contam com equipamentos seguros para desempenhar esta função”, reforça. Depois de feita a limpeza, o ideal é fazer barreiras físicas, colocando telas e fechando acessos. “Dessa forma, vamos impedir o acesso e pouso dos pombos”, resume Adriana.

Com esses cuidados, além de evitar pombos, é possível também ficar longe de outros animais que se alojam em forros, como por exemplo ratos e até mesmo morcegos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sky monkeys digital

Comentários