Parceria Sustentável

Construir uma unidade auto-sustentável, com materiais e técnicas de construção ecologicamente corretos. Este é o desafio do Escritório Verde, projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Com captação de água da chuva, energia solar e eólica, paredes e janelas feitas a partir de material reciclado, o Escritório Verde é uma unidade modelo para promoção da arquitetura, design e construção civil sustentáveis. A Flexiv, indústria de mobiliário corporativo, acredita nessa ideia, e por isso firmou mais uma bem-sucedida parceria: através da doação de uma mesa Dumont, elaborada com conceito 100% sustentável, a Flexiv mobiliou a sala da Diretoria do Escritório Verde. A mesa Dumont tem seu design inspirado no avião Demoiselle, projetado por Santos Dumont.

Com foco no contraste entre leveza e resistência, tem na sustentabilidade dos materiais utilizados e técnicas de fabricação seu maior atributo. Utilizando a técnica de finger joints, tem o eucalipto como elemento principal por ser de fácil manejo e durável. Utiliza ainda elementos de aço e alumínio, sem utilização de solda nas junções. Cola e verniz à base d’agua finalizam o móvel, agregando a suavidade ao toque.


“É uma honra para nós sermos parceiros de um projeto inovador como O Escritório Verde, que busca tecnologias sustentáveis e produtos de baixo impacto ambiental. É também uma forma de estarmos próximos aos universitários, com quem podemos trocar ideias e experiências para estudo e desenvolvimento de novos projetos”, afirma Ronaldo Duschenes, presidente do Conselho Administrativo da Flexiv.

Primeiro projeto do Brasil no gênero, o Escritório Verde foi inaugurado em dezembro de 2011. A sede, localizada na Av. Silva Jardim, em Curitiba, foi construída dentro dos princípios da arquitetura e construção sustentável. Na casa são conduzidos estudos de análise de eficiência energética, redução de emissão de carbono, conforto térmico-acústico, uso racional da água, desempenho do telhado verde e de produtos ecologicamente corretos aplicados à construção e ao mobiliário.   Fonte: Rafaela Salomon Comunicação

Comentários