Como evitar gafes nas festas de fim de ano


Na foto a professora e supervisora do curso de Etiqueta Corporativa e Social do Centro Europeu, Silmara Leite Ribeiro Santos.
 As festas de fim de ano estão aí e com elas começa a bater aquela dúvida de como se comportar nos eventos corporativos, em ocasiões mais requintadas que você não costuma participar e até mesmo na melhor maneira de receber amigos e familiares em casa, se você foi incumbido de organizar a ceia de Natal ou a noite da virada.

A professora e supervisora do curso de Etiqueta Corporativa e Social do Centro Europeu, Silmara Leite Ribeiro Santos, diretora e fundadora da Pitacos Marketing e Eventos, dá algumas dicas para quem quer se sair bem nas mais diversas situações sem cometer nenhuma gafe.

Elas valem também para outras ocasiões do nosso dia a dia.

No trabalho

Confraternizações na empresa sempre vão demandar cuidado redobrado!

Surge o famoso amigo secreto, aquele churrasco, e outros eventos. “É uma ótima ocasião para conversar com colegas que quase não se tem a oportunidade de interagir em meio à correria do dia a dia e mostrar-se sociável. É momento de comemorar mais uma nova etapa de trabalho, porém não se pode perder a linha”, diz a professora. Neste caso, é importante ficar atento às seguintes dicas:- Homens e mulheres não devem passar do limite na bebida alcoólica, nunca!

Se alguém exagerar e der vexame, certamente será lembrado durante o próximo ano inteiro. E não será pelo seu bom desempenho na empresa, mas pelos goles a mais que deu na última festa. Lembre-se de que hoje em dia qualquer pessoa pode registrar em foto e vídeo as imagens do colega que exagerou na bebida e na dança e postar na internet em tempo real. Um perigo!

- As mulheres devem se conter nas roupas. Mesmo sendo festa, ainda é um ambiente empresarial. Elas devem estar atentas ao tamanho da saia, decotes e transparências.

- O famoso “amigo secreto” merece atenção mais que redobrada. Ao aceitar participar desta brincadeira, tope as regras do jogo. Se for estipulado um valor mínimo para presentear o colega, respeite esta quantia. Mesmo que você tenha tirado o seu chefe.

- Não compre presentes caros, pois, pode intimidar os demais. Há quem opte pela lista de presentes. Mas, sugerir um presente é uma coisa, agora colocar na lista até o nome da loja que vende o produto já é um exagero. Dê liberdade de escolha para a pessoa que lhe tirou. Sugerir não é impor!

- Cuidado ao descrever seu “amigo secreto”, evite piadinhas. Procure saber quais são as suas preferências para não errar e capriche no pacote do presente. O carinho do mimo começa com o embrulho, com o laço e com o cartão. Todos gostam de se sentir especial! O que importa de verdade é a intenção e não o preço.

- Abra o presente na frente da pessoa. Caso não tenha gostado, não demonstre e simplesmente agradeça. Nem pense em passar o presente para outra pessoa, é muita falta de educação.

- Pratique a empatia e faça aos outros, o que gostaria que fizessem para você, em qualquer situação.

E se eu não quero participar do amigo secreto, do churrasco, de outras confraternizações, porque não tenho dinheiro, não estou no clima ou outro motivo, o que eu faço?

- Esse é um bom momento para interagir com os demais colegas do trabalho, afinal o bom relacionamento conta pontos e quem não é visto não é lembrado.
Mas, se por algum motivo você não puder ou não quiser participar de uma confraternização, informe e justifique sua ausência, com antecedência. Nunca deixe de dar retorno a quem lhe convidou.


Outras festividades

Em restaurantes ou outras festividades mais requintadas, como posso fazer para não cometer uma gafe se tenho dúvidas de como me comportar?

- Ninguém nasce sabendo tudo. Observar é fundamental!

- Não sabe onde se sentar? Aguarde a orientação do anfitrião ou então, pergunte para ele. É melhor do que sentar num lugar que não deve e ser convidado a se retirar.

- Não sabe como utilizar corretamente os talheres? Observe os demais.

- Saber se portar com naturalidade e elegância nas mais diversas situações, formais ou não, é fundamental. Por isso, qualquer maneira de obter conhecimento é válida. Investir em leitura é uma boa opção. Isto lhe dará mais segurança para as próximas ocasiões.

Ao receber os convidados para a ceia de Natal ou Réveillon em minha casa, quais cuidados devo tomar?

Receber bem é uma arte! O bom anfitrião deve estar atento a todos os detalhes.

- Faça uma lista de quem você deseja convidar para sua festa.

- Preste atenção se algum convidado possui restrição alimentar ou dificuldade de locomoção.

- Água e gelo nunca devem faltar. Dê opções para quem não consome bebida alcoólica, como por exemplo, refrigerante normal e light, sucos e coquetéis sem álcool.

- Veja qual será o cardápio de sua festa e deixe os talheres, copos e taças separadas para que nada falte.

Preparando a casa

- Deixe espaço livre para a circulação das pessoas.

- Tudo limpo e impecável! Se tiver um lavabo, deixe tudo em ordem. Caso não tenha e precise utilizar o banheiro, guarde todos os seus pertences pessoais e deixe somente toalhas limpas, sabonete e papel higiênico novo. Um vasinho de flores dá um toque caprichado no ambiente.

- Preste atenção se a toalha escolhida está limpa, sem manchas e passada. O mesmo cuidado vale para os guardanapos de pano.

- Se você puder espalhar pequenos arranjos de flores, sua casa ficará ainda mais aconchegante para receber seus convidados. Mas, atente às flores de perfume mais forte, elas podem incomodar as pessoas. Se for colocá-las na mesa de jantar, cuidado para o tamanho não atrapalhar a visão dos convidados.

- Música ambiente num volume que não atrapalhe a conversa das pessoas é muito agradável.

- Espalhe pequenos pratinhos com petiscos pelo ambiente, assim todos podem se servir à vontade. Anfitrião e convidados

- O bom anfitrião deve dar atenção para todos. Portanto, cabe ao convidado entender a situação e não querer monopolizá-lo. Se o anfitrião perceber que algum convidado está deslocado, puxe conversa e o traga para perto para participar do assunto. Seja gentil!

- Por ser uma festa de fim de ano é extremamente delicado que os donos da casa presenteiem seus convidados com um pequeno mimo de lembrança. Isto é muito pessoal e varia de acordo com o poder aquisitivo. Um convidado, no final da festa, receber um simples chocolate ou uma flor com um cartão escrito à mão com votos de Boas Festas, junto a um carinhoso abraço, deixa qualquer ocasião ainda mais especial!   - Para um bom convidado, vale a dica de levar uma lembrancinha para os donos da casa. Algo de acordo com seu orçamento. É um gesto delicado para agradecer ao convite, afinal você foi lembrado para compartilhar aquele momento. Se optar por levar flores, escolha aquelas plantadas em vasinhos. Assim evita que os anfitriões corram atrás de um vaso para colocá-las. Agradeça sempre o convite!   Com organização e preparo prévio, tudo dará certo na sua festa!Silmara Leite Ribeiro Santos é professora e supervisora do curso de Etiqueta Corporativa e Social do Centro Europeu, diretora e fundadora da Pitacos Marketing e Eventos. Ministra cursos in company e particulares.   Serviço Telefone: (41) 3045-2460 E-mail: silmara@pitacosdasil.com.br   Fonte: Gênero Comunicação

Comentários