O perigo do fumo para os animais



Que o cigarro faz mal, disso ninguém tem dúvida. No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Além de o cigarro afetar a saúde dos seres humanos, os animais também sofrem com os maus hábitos de seus donos. A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas.
“As principais doenças que o cigarro pode provocar aos animais são a alergia, que se manifesta principalmente na pele do animal. Pacientes alérgicos sofrem muito com o cigarro”, explica a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos.
A especialista também alerta para outras doenças que podem debilitar a saúde dos animais. “A bronquite, a asma e a conjuntivite são doenças comuns que infelizmente encontramos nos cães e gatos. Se o dono não consegue parar de fumar, pedimos que pelo menos fume longe dos bichos”, acrescenta a médica.
Ainda não há estudos que comprovem o câncer nos animais devido ao cigarro, mas segundo Rhéa, é fato que a fumaça aumenta a incidência da doença.
Outro ponto importante que a especialista ressalta – e que segundo ela é um “caso sério”, é que muitos cães comem cigarro. “Muitos chegam ao hospital em estado de coma. A intoxicação por nicotina é grave, e mata. O animal fica em estado anestesiado, fica sem resposta”.

Outro exemplo, comenta Rhéa, é que em muitos casos é diagnosticada a bronquite no animal, mas o dono reluta em aceitar que é do cigarro. “Se a pessoa não quer parar de fumar, pedimos que pelo menos fume longe dos animais. Eles acabam fumando passivamente, e sofrem demais com isso”, resume.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró-Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

Outro diferencial do Pró-Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816.

Fonte: kakoi Comunicação

Comentários