Praticantes de esportes extremos devem se ater a alguns detalhes na hora de escolher e comprar equipamentos de proteção.


Aventura, Prazer e muita Adrenalina, palavras ideais pra quem pratica esportes extremos. Mas a palavra “segurança” deve estar em primeiro lugar na vida desses praticantes. Um simples erro ou descuido pode ser fatal.

            O corretor de seguros Michael Gimenez que o diga, praticante nas horas vagas de  Mountainbike Downhill, ele viveu uma experiência que vai levar para o resto da vida. Ano passado estava treinando em uma pista, quando sofreu uma queda violenta e bateu em uma árvore a 50Km por hora. O acidente foi tão grave que o capacete chegou a quebrar. Mesmo com os equipamentos de proteção, o atleta precisou ser hospitalizado e ficou desacordado. Ele ressalta que se estivesse sem capacete, não estaria vivo. Hoje, Gimenez aproveita a sua experiência de vida, para tentar conscientizar os jovens sobre a importância de utilizar os equipamentos.

            Por isso, antes de se aventurar em esportes extremos é importante se ater a alguns detalhes na hora de escolher e comprar equipamentos de proteção. De acordo com o empresário André Moro, proprietário da XTORE, loja especializada em equipamentos de proteção para esportes extremos, o principal item para quem começa é, sem duvida, o capacete. Dependendo do esporte ou modalidade, existem algumas características a serem notadas. Por exemplo, capacetes para skate são muito semelhantes aos de algumas modalidades de Bike, como de Dirt Jump, BMX Park, BMX Street, etc.

            Os capacetes para skate possuem um casco interno em espuma de alta densidade, já os de bike em poliestireno expandido, mais conhecido como isopor. Já alguns pilotos de Motocross e MountainBike Downhill têm dúvidas na hora da compra, uma vez que externamente, os capacetes são muito semelhantes. Porém os capacetes para Motocross são mais pesados, maiores e possuem mais material, o que é necessário devido às altas velocidades.

            É importante lembrar que os equipamentos de proteção servem para reduzir os danos causados por quedas, porém o "equipamento de proteção" mais eficaz é o respeito aos limites individuais de cada um”, ressalta Moro.

            Tanta a importância em abordar esse tema entre os praticantes de esportes extremos, levou XTORE a promover nos dias 12, 13 e 14 de julho um Bazar. Na ocasião serão comercializados equipamentos de proteção para várias modalidades e Moro irá esclarecer as dúvidas sobre novos e importantes equipamentos de proteção. O Bazar será realizado no Centro Técnico de Motos e Quadriciclos Triplo X, localizado na Rua Júlio César Ribeiro de Souza, 41, bairro Hauer.

Dicas e outros Equipamentos de Proteção

            Um equipamento relativamente novo é o protetor de pescoço, que hoje em dia só perde em importância para o capacete. Ele protege o pescoço de movimentos excessivos e também da compressão da coluna cervical, o que em algumas situações  pode causar paralisia e em casos extremos, levar à morte.

            A preocupação com lesões deve ser estendida aos órgãos internos e coluna. Para estas partes do corpo são utilizados coletes de proteção, que podem variar de acordo com o esporte e intenção do praticante.

            As partes que mais sofrem danos nos esportes extremos são as articulações. Por isso, é importante em qualquer modalidade o uso de joelheiras, cotoveleiras, protetores de pulso e tornozelo, que podem evitar danos permanentes em casos extremos ou na reincidência de lesões.

            As luvas também são de extrema importância para a proteção das mãos e em alguns casos, para a aderência ao equipamento.

            No caso do Motocross, as botas são equipamentos extremamente importantes para suporte e proteção dos pés, tornozelos e pernas, já que esse é um esporte de alto impacto e muitas vezes de contato.

Sobre XTORE

A XTORE Proteção Esportiva é a única loja no Brasil especializada em equipamentos de proteção para esportes extremos. Criada em 2008, tem com objetivo buscar o que existe de mais moderno e atual em relação à equipamentos.


Bazar:

Data: 12/13 e 14 de julho das 9h às 18h

Local:  Centro Técnico de Motos e Quadriciclos XXX – Rua Júlio César Ribeiro de Souza, 41 - Bairro Hauer

Informações: (41) 99328977


 Fonte: Bello Comunicação

Comentários