Cortinas e persianas, agora com mais tecnologia, merecem atenção na decoração dos ambientes

12:36 Simone Bello 0 Comentários

Na hora de escolher a decoração de um espaço, detalhes importantes podem fazer o ambiente ficar aconchegante e sofisticado. As cortinas, por exemplo, além de deixar mais bonito quartos ou salas, podem dar mais personalidade e requinte ao lugar. Atualmente, a gama de tecidos, estampas, formatos e acessórios para compor uma cortina é imensa e tem opções para todos os gostos.
 
Pensando em deixar a casa recém-comprada em Curitiba com um ar mais tradicional, a bancária Léia Cavalcante optou por fazer cortinas personalizadas, escolhendo os tecidos e elementos para serem usados nos quartos e na sala. “Eu gosto das coisas mais tradicionais, mais clássicas, e escolhi fazer as cortinas da minha casa para seguir esse padrão, mais pessoal”, explica Léia.  A bancária adorou o resultado: os três quartos da casa e a sala de estar ficaram exatamente do jeito que ela imaginava.
 
Além da personalização, mandar fazer a cortina de acordo com a necessidade do espaço permite mobilidade. Segundo João Carlos da Silva, diretor comercial da Talent Decor, hoje é possível escolher detalhes não só na estética da cortina, mas na sua funcionalidade. “Se a intenção é deixar o ambiente mais escuro, tem como usar tecidos mais escuros ou até mesmo usar um blackout. Mas se a idéia é deixar a opção de deixar uma luz natural no espaço, os tecidos mais finos permitem isso”, explica João.
 
O médico Paulo Roberto Costa também optou por cortinas de tecidos para os ambientes de sua casa. “A casa precisa ter um clima mais família, mais íntimo, e acho que as cortinas dão um charme a mais, chamam a atenção”, destaca o médico.

Brilho, metais e acessórios:
a modernidade nos detalhes das cortinas

Há uma infinidade de formas de personalizar a cortina. E não só em termos de cores e tecidos: acessórios deixam ainda mais bonito o ambiente. Ponteiras de metais ou de cristais dão suavidade ás pontas do varão, que fixa a cortina. Além dessa opção, pontos de brilho com cristais ao longo da cortina dão sofisticação ao espaço.
Estruturas metálicas, usadas como braçadeiras para manter o xale fixo, criam um efeito fantástico na cortina. Com desenhos florais e em várias cores (dourado, ouro envelhecido, prata, cromado, com cristais), a braçadeira vira um elemento de decoração no ambiente.


A diversidade das persianas


Já foi o tempo em que as persianas eram frias e com cores básicas. A variedade de modelos de persianas é cada vez maior: desde cores a texturas e modelagens modernas, criando verdadeiros painéis nas janelas. Até a mistura de persianas com cortinas é válida e já existem muitos adeptos. A persiana é instalada e, na seqüência, é colocado o xale: o tecido colocado lateralmente, para efeito decorativo.
Costa afirma que optou por persianas em sua clínica médica, em Curitiba, pela praticidade e manutenção. “Como na clínica há a necessidade de abrir e fechar as janelas o tempo todo, as persianas duram mais, são mais práticas, mais fáceis de limpar”, analisa o médico.
Pioneira em revolucionar o mercado de persianas, a fábrica Luxaflex criou modelos modernos dessas cortinas, que imitam painéis e telas, fazendo da persiana não mais um detalhe da janela, mas sim um elemento forte dentro da decoração do ambiente.
 
Para contornar a falta de espaço sem deixar de lado a personalização, a Talent Decor dá uma dica especial. “As persianas também são ideais para ambientes onde não há possibilidade para a customização de uma parede, por exemplo, já que ela pode ser um painel”, explica o proprietário da Talent Decor, em Curitiba.

Serviço:
 
Talent Decor – Especializada em pisos, carpetes, decks de madeira e cortinas.
 
 
Fonte: Jornalista Franciele Lima
 

Você também pode gostar de:

0 comentários: