Cabelos Saudáveis como o seu corpo


É adepto da malhação? E como anda seu cabelo? Já pensou que ele precisa de cuidados especiais para ficar saudável como o seu corpo?

A onda pela busca de qualidade de vida e bem-estar deixou a prática de atividade física no topo da lista de quem procura ficar cada vez mais saudável. São vários os benefícios da prática esportiva, que geralmente leva a mudança de hábitos, incluindo uma alimentação mais saudável.

E os cabelos, onde entram nesta mudança de estilo de vida? Muita gente não sabe, mas quando escolhe um modelo de vida mais equilibrado, incluindo atividade física em seu cotidiano, há uma melhora na circulação sanguínea e na oxigenação do bulbo capilar, resultando na produção de fios mais fortes e saudáveis.

Porém, segundo João Paulo Martins, diretor da Keune Curitiba, a prática de exercícios requer uma atenção especial com os cabelos. “Quando praticamos qualquer atividade física, há uma produção extra de suor, que acumula resíduos no couro cabeludo, podendo provocar ressecamento dos fios”, explica.

Uma das recomendações de Martins é que seja aplicado algum creme de tratamento ou óleo nutritivo nos fios antes de iniciar o exercício, para proteger e nutrir os cabelos. “Como o suor é um dos maiores inimigos das madeixas saudáveis, é super importante lavar os cabelos sempre depois da malhação. Fazer o último enxague com água mineral é o ideal”, indica o diretor da Keune Curitiba.

A escolha do produto faz toda a diferença. “Escolha um produto que possa ser usado no cabelo seco, para os fios não ficarem muito oleosos nem escorrer o produto durante a prática esportiva”, ressalta Martins, completando que o produto precisa ter em sua composição proteínas e aminoácidos.

Se o exercício escolhido for a natação ou a hidroginástica, o cuidado precisa ser ainda maior. O diretor da Keune Curitiba frisa que é preciso usar máscaras de hidratação profunda e, pelo menos uma vez ao mês, fazer um tratamento mais potente, para proteger os fios e mantê-los sedosos e saudáveis, uma vez que o cloro, além de ressecar, desbota os fios.

Dicas Práticas

Para os adeptos à prática esportiva, algumas dicas práticas precisam estar sempre em mente, como ter uma alimentação rica em nutrientes e beber pelo menos dois litros de água por dia. Especificamente para os cabelos, os cuidados são simples, mas devem ser levados à risca. “Fazer um detox capilar ao menos uma vez ao mês é fundamental, assim como lavar os cabelos após a prática de esportes”, cita Martins.

Quando o exercício é praticado ao ar livre, é importante proteger os cabelos do sol, com protetor solar capilar e boné ou chapéu. Quando o cabelo estiver molhado, desembarace com cuidado os fios, pois eles ficam mais fáceis de quebrar. “É recomendável não dormir com os cabelos molhados e restingir o uso de chapinha e babyliss a uma vez na semana”, recomenda o diretor da Keune Curitiba.

Fonte: ACE/Bello Comunicação

Comentários