Crédito da foto: Matheus Carregnato
O laboratório alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata e cuidados com a saúde masculina
Durante todo o mês de novembro o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, ilumina sua sede central de azul, localizada na Rua Itupava, 998, para alertar sobre a saúde do homem e a importância de manter os exames em dia.
Alguns exames laboratoriais são cruciais para monitorar a saúde do homem e prevenir doenças. O PSA - Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo e é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o Brasil terá 71 mil novos casos de câncer de próstata em 2024.
“A taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. É necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. O exame é realizado por amostra de sangue, com resultado em até 48 horas.
Outros exames sanguíneos também são fundamentais para avaliar a saúde masculina. “Muitas das doenças cardiovasculares podem ser evitadas ou controladas com diagnóstico precoce e medidas preventivas adequadas. Exames como colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos e glicemia são fundamentais para avaliar a saúde cardiovascular e identificar possíveis alterações que necessitem de intervenção médica”, explica o especialista.
Marcos também lembra que, além de realizar os exames regularmente, é importante manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, gerenciar o estresse e dar atenção para a saúde mental, e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, para manter a saúde em dia “Esteja atento aos sinais do corpo e procure um médico para uma avaliação adequada se algo parece fora do comum, como dores persistentes, alterações no peso, fadiga extrema ou mudanças repentinas no humor”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário