Kibe, charuto, tabule, homus, kafta, carneiro e outras tantas delícias fazem parte da gastronomia árabe, que vem sendo incorporada ao cardápio dos brasileiros deste 1.880, segundo a maioria dos pesquisadores foi no ano de 1.880. Segundo o livro “Brasil: 500 anos de povoamento”, organizado pelo IBGE, muitos consideram a origem da imigração na chegada de Youssef Moussa, em 1880, originário da aldeia de Miziara, norte do Líbano.
Nesta terça-feira (25/03) - data em que é comemorado o Dia Nacional da Comunidade Árabe - em Curitiba, é importante ressaltar que a comunidade árabe de Curitiba é uma das mais populosas etnias estrangeiras da capital. A imigração árabe na cidade começou a ganhar mais atenção nos últimos 30 anos.
O empresário Marcos Assis, neto dos imigrantes Youssef Kyrillos El Kassis, que completam 109 anos de imigração conta que o avô Jido nasceu em Beirute e a vó Rajah (Rajah em árabe é esperança) era de Balbeq, próximo à fronteira com a Síria. Quando saíram de lá vieram para a América, com destino aos Estados Unidos.
“Ambos saíram juntos do Líbano, por uma legião francesa e fugindo da 1a guerra Mundial como se fossem irmãos, já que sendo um casal não poderiam sair do país", conta Marcos.
Ele segue a tradição da família e hoje é proprietário - juntamente com seu filho Gustavo Assis, do Paineiras Árabe, restaurante tradicional localizado no Spot Compact Mall, no centro de Curitiba. A esposa de Marcos, Suzane Assis, neta de sírios, é quem comanda a cozinha.
O cardápio traz pratos árabes tradicionais adaptados a cozinha contemporânea, entre eles, o Arroz com Aletria, arroz com Lentilhas, bagnoush, batata frita árabe, coalhada, caponata, hommus, esfiha de Carne, esfiha de Queijo, tabule, o kibe cru e o kibe frito e outras opções.
Os preços dos pratos executivos variam de R$35 a R$65 com opções de escolher os ítens incluídos.
Serviço : Paineiras Gastronomia Árabe no Spot Compact Mall
Endereço: Rua Vicente Machado, 520
@paineirasarabe
@spotcompactmall
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário