Cadeiras de praia invadem parques de Curitiba




Vendas disparam até nos meses mais frios do ano 

e conquistam pela versatilidade

Curitiba, outrora conhecida por suas estações bem definidas e, especialmente, por invernos rigorosos, está presenciando um fenômeno que desafia a lógica do clima: o uso massivo de cadeiras de praia em bares e parques, que se mantém firme mesmo com a chegada do outono e do inverno. O que antes era uma tendência sazonal de verão, agora se tornou um hábito, transformando a paisagem urbana e a forma como os curitibanos interagem com a cidade.

O fenômeno, que começou de forma tímida, é celebrado pelos comerciantes. O aumento da busca por cadeiras de praia em lojas de departamento e de artigos para casa confirma a popularidade da moda. “Hoje já é uma visão comum, especialmente em dias de sol. Os parques, que ficam cheios de gente nos fins de semana e antes eram ocupados por cangas e toalhas, dão espaço para cadeiras de diversas cores e tamanhos. Bom para as pessoas e ótimo para o comércio”, comemora Beni Gelhorn, diretor comercial do Grupo MiniPreço.

A tendência também migrou para os bares, especialmente aqueles com grandes áreas externas. Alguns estabelecimentos adotaram a prática de colocar cadeiras de praia em suas calçadas ou jardins, criando um ambiente descontraído e que remete diretamente à beira-mar, mesmo sem a areia. O crescimento nas vendas ocorre especialmente de modelos de cadeiras mais leves e fáceis de carregar. A preferência por esses itens pode ser atribuída à versatilidade e ao baixo custo.

“Fizemos uma pesquisa interna para entender esse movimento no consumo e identificamos que o crescimento nas vendas começou em 2021, timidamente. O que chama a atenção é que a procura pelas cadeiras de praia não ocorre somente em períodos de primavera e verão. De 2021 a 2024, entre março e agosto, o aumento foi de 956%. Já de setembro a fevereiro, o crescimento foi de 571%, com a demanda subindo anualmente”, acrescenta Beni. Tendo esses dados em mãos, o Grupo MiniPreço trabalha para que as cadeiras de praia estejam sempre disponíveis para o cliente.

Além do conforto, a ascensão das cadeiras de praia reflete uma mudança no comportamento do curitibano. A busca por um estilo de vida mais tranquilo e a valorização do tempo ao ar livre parecem estar no centro dessa nova onda. “É a prova de que o curitibano está cada vez mais disposto a desfrutar de momentos de lazer, independente da época do ano”, conclui o diretor comercial.

Legenda: Mudança de comportamento faz disparar vendas de cadeiras de praia. (Crédito: Freepik)

Comentários